PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 30h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 30h
Educação Inclusiva 30h
Fundamentos Psicológicos da Educação 20h
Docência do Ensino Superior 20h

NÚCLEO 2 – DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Práticas Interdisciplinares e o Uso dos Projetos 40h
Legislação e Avaliação do Ensino Superior no Brasil 40h
Organização do Trabalho Pedagógico na Sala de Aula: Planejamento, Metodologia e Avaliação 40h
Ética 40h
Metodologia psicodramática em sala de aula 40h
A ação docente e as novas tecnologias 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia  e suas  aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores

 

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Ementa: A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.

 

ÉTICA

Conhecer as bases e fundamentações da moral e da ética profissional. O enfoque partirá de uma rápida análise das clássicas abordagens da ética, até a ética profissional de um mundo modificado pelas transformações ocorridas nos costumes, tecnologia, comunicação e processos de informação, o que levará a uma revisão dos relacionamentos profissionais..

 

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: PLANEJAMENTO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Prática docente no Ensino Superior: formação, planejamento e atuação. Ensino Superior e o perfil do aluno. Desafios e situações problemas em sala de aula. Bases teóricas da construção do conhecimento. Como os alunos aprendem. O ato de ensinar e aprender. Modelos de Ensino. Dinâmicas de grupo. Utilização de Técnicas e Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Elaboração e utilização de técnicas e recursos didáticos em sala de aula. Avaliação da Aprendizagem: história e conceitos. Tipos de Avaliação: diagnóstica, somativa e formativa. Problemas cometidos na avaliação. Técnicas de avaliação: observação, auto-avaliação, apresentação oral, Trabalhos de pesquisa, trabalhos em grupo. Produção de texto, Provas. Planejando a Avaliação.

 

LEGISLAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Avaliação Institucional. Marco regulatório do ensino superior no Brasil. Legislação e Normas da Educação Superior: Portaria normativa n º 40; INEP; CAPES. SINAES. Credenciamento e Recredenciamento Institucional. Avaliação Institucional. CPA. ENADE. PPI. PPP. PPC. Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Superior.

 

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E O USO DOS PROJETOS

Saber e Fazer Docentes, o Ponto de Partida para uma Prática Pedagógica Significativa; Prática Pedagógica – da Teoria à Prática; A Prática Pedagógica no Cotidiano da Escola – o Currículo em Ação; A Prática Pedagógica numa Perspectiva Interdisciplinar; Usando as Tecnologias da Informação e Comunicação; Currículo, interdisciplinaridade, projetos;.

 

A AÇÃO DOCENTE E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Ementa: A disciplina procura analisar a ação docente vivenciada e reflexiva a partir de diferentes pressupostos teóricos-metodológicos e enquanto prática social, e seus compromissos e rupturas. As diferentes concepções de educação na prática escolar: a construção/reconstrução do conhecimento. A organização, configuração e avaliação do trabalho docente. O processo ensino aprendizagem contextualizado - propostas. Desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre os efeitos da adoção da tecnologia no ambiente educacional e analisar problemas de mediação com uso do ferramental tecnológico disponível na sociedade da informação e da comunicação.

 

METODOLOGIA PSICODRAMÁTICA EM SALA DE AULA

Ementa: Conceito: Metodologia Psicodramática. Abordagem da dinâmica de grupo interativa a uma filosofia da criatividade/espontaneidade, tendo como referencial teórico a Sociometria, que é a ciência das relações interpessoais.

Psicodrama e o trabalho com grupos. Técnicas de ação em Psicodrama na sala de aula. As aplicações de suas técnicas (jogos dramáticos, inversão de papéis, dramatização, role-playing entre outras). Amplo leque de aplicação o uso de vivências dirigidas para aquecimento de grupo, treinamento de habilidades, exploração de um assunto, enfrentamento de conflitos, melhoria das relações sociais/profissionais, estudo diagnóstico e terapêutico de grupos e tantas outras finalidades. Todas as técnicas propõem-se a objetivos como compreensão da dinâmica e patologia grupal, a explicitação da rede afetivo-emocional e as necessidades e possibilidades de mudança. A metodologia psicodramática no desenvolvimento de potenciais na escola. Psicodrama Pedagógico. Metodologia  Psicodramática no plano pedagógico. Os benefícios terapêuticos ao grupo.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.