PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM DOCÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 30h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 30h
Educação Inclusiva 30h
Fundamentos Psicológicos da Educação 30h
Docência do Ensino Superior 30h

NÚCLEO 2 – DOCÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Estrutura do Ensino Fundamental e Médio 40h
Análise Bio-Psicológica do Alunado 40h
Didática do Ensino fundamental e Médio 40h
Dinâmica de Grupo 40h
Fundamentos Filosóficos da Educação 30h
Métodos e Projetos de Avaliações 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 30h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Ementa: Fundamentos históricos legais, técnicos e administrativos do ensino no Brasil. Histórico da legislação educacional brasileira – o contexto e o conteúdo das principais leis educacionais.  A educação nas constituições. A Lei de diretrizes e base da educação nacional. A Legislação estadual e municipal de ensino. O Sistema escolar brasileiro e sua estrutura administrativa. Currículo escolar, parâmetros curriculares nacionais. Planos Nacional, estadual e municipal de educação.   O Educador e a legislação educacional.

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia  e suas  aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores

 

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Ementa: A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.

 

ANÁLISE BIO-PSICOLÓGICA DO ALUNADO

Ementa: Desenvolvimento humano e aprendizagem: histórico, concepções e metodologias. Infância e adolescência: construção da identidade, da auto-estima, dos valores morais e dos limites. Abordagem dos aspectos bio-psico-social e cultural do desenvolvimento do sujeito e sua influência nas bases cognitivas da aprendizagem. Problemas de aprendizagem: a produção do fracasso escolar, mecanismos de exclusão. Procedimentos de superação. Determinantes e prevenção das deficiências.

 

DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Definição e Importância; A Didática e o Processo Ensino-Aprendizagem. Agentes do Processo Pedagógico: Professor e Aluno. O contexto escolar e seus desafios no Ensino Fundamental e Médio. Diversidade na sala de aula. O planejamento Educacional no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. Práticas de Ensino. Projeto Político-Pedagógico. Sistemas de Avaliação no âmbito do Ensino Fundamental e Médio.

 

DINÂMICA DE GRUPO

Ementa: O conhecimento técnico para a execução de tarefas em tempos de trabalho em equipe. Processos de interação e processo humano. Dinâmicas e jogos: desenvolvimeto de conhecimentos teórico-práticos dos processos grupais e das relações humanas: a ótica da abordagem construtivista. Liderança.

 

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: Definições e Funções da Filosofia. Filosofia e Senso Comum. Os Grandes Problemas Filosóficos. Fundamentos da Epistemologia: tipos de conhecimento. A Educação e a Filosofia. Concepções de Filosofia da Educação. O Conhecimento Filosófico e o Pensamento Reflexivo. Os Pressupostos Filosóficos Subjacentes às Práticas Educativas: Fundamentos Antropológicos (o Homem), Axiológicos (Valores), Epistemológicos (Conhecimento) e Políticos (Poder). Concepções Filosóficas 

 

MÉTODOS E PROJETOS DE AVALIAÇÕES

Ementa: Pedagogia de Projetos: das idéias de Dewey à realidade da educação do século XXI. Um modo seguro de provocar aprendizagem. Ensino-aprendizagem e processos pedagógicos. Pedagogia de Projetos e a reciprocidade, a autonomia e a aprendizagem significativa. Vida cooperativa e Pedagogia de Projetos. Conhecimento escolar, projetos de trabalho e disciplinas acadêmicas. A interdisciplinaridade e a pedagogia de projetos. Concepção globalizante de conhecimento. Trabalhando com Projetos, interligando conteúdos e compartilhando reflexões. O que pensam Gardner e Lipman. Tipos de Projeto: Projeto empreendimento; Projeto competência/conhecimento; Projeto vida cotidiana; Projeto Institucional.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.