PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 30h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 30h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia Aplicada 30h

NÚCLEO 2 – COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Concepções de Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo 40h
Organização Pedagógica da Escola: Currículo, Planejamento e Avaliação 40h
Práticas do Coordenador Pedagógico 40h
A coordenação pedagógica no cotidiano da educação básica: Questão da infância e da adolescência 40h
Escola e projeto político pedagógico 50h
Tópicos de estudos em coordenação pedagógica 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

METODOLOGIA APLICADA

Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.

 

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO

Introdução: Etimologia de Educação, sua contextualização sócio-política, suas tendências e concepções na sociedade moderna, sua relação com a cultura e seus vários elementos. Teorias da Pedagogia Não Críticas. Teoria da Pedagogia Tradicional. Teoria da Pedagogia da Escola Nova. Teoria da Pedagogia da Escola Tecnicista. Teorias da Pedagogia  Críticas. Teoria da Escola Libertadora. Teoria da Escola Libertária. Teoria da Escola crítico reprodutivista. Escola como lócus da práxis pedagógica; A aula – espaço de conhecimento, lugar de cultura; Formação Inicial do Professor; Saberes necessários para a prática docente;  As competências para ensinar no século XXI; Concepções Teórico-Epistemológicas: Uma Breve Revisão; Os Parâmetros e as Orientações Curriculares Nacionais (PCN E OCN); Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental; As Orientações Curriculares Nacionais (OCN) para o Ensino Médio; Interdisciplinaridade e os Projetos de Trabalho; O currículo; A interdisciplinaridade; A pedagogia de projetos; A Aula Expositiva; A aula expositiva tradicional; A aula expositiva dialógica; O Estudo Dirigido; Objetivos do Estudo Dirigido; O Seminário; Etimologia do Seminário; Características gerais do seminário.

 

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Ementa: O papel do gestor escolar na organização pedagógica dos espaços educativos. Planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico. Relação escola/comunidade. Política educacional no contexto das políticas públicas. Concepção de Currículo. Fases do Currículo e suas Inter-Relações. Características do Currículo para a Educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Currículo e o Planejamento Pedagógico. Do Currículo Prescrito à Prática Pedagógica. Os Parâmetros Curric. Nacionais e a Prát. Pedagógica nos Anos Iniciais do Ens. Fundamental Conceito: Trabalho Pedagógico. O Papel da Didática e das Metodologias no Processo Pedagógico. Conceito, Princípios e Elementos Estruturantes do Planejamento. Tipos de Planejamento. Os Projetos Educativos. Metodologia de Trabalho para Elaboração de Projetos: A Problematização da Prática Educativa. Modalidades e Funções da Avaliação. A Avaliação Formal e a Avaliação Informal. A Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: O Processo de Observação, Registro, Reflexão e Intervenção Pedagógica. Procedimentos e Instrumentos de Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

PRÁTICAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Ementa: Coordenação Pedagógica: Definições e Origens; Coordenação Pedagógica e Cotidiano Escolar; Construtivismo e Coordenação Pedagógica; Uma Variante da Supervisão: A Coordenação Pedagógica. Prática de coordenação: qualificação, funções, níveis de responsabilidade, atribuições, competências pessoais e perfil profissional. Integração da coordenação com o corpo docente e a comunidade. Organização do trabalho escolar: a LDB e a organização do trabalho pedagógico; o papel do coordenador na condução do trabalho pedagógico da escola. Acompanhamento e orientação do planejamento docente. O ensino focado em atividades. O ensino focado em disciplinas.

 

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUESTÃO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

Ementa: A coordenação Pedagógica e o Princípios do Direito da Criança e do Adolescente. Proteção integral. Direito fundamental. Menoridade e responsabilidade penal. Política de atendimento. Atos infracionais. Medidas sócioeducativas. Justiça da infância e da juventude. Ministério Público e advogado. Procedimentos. Crimes e infrações. Prevenção.. O significado da educação infantil na Educação Básica.  As crianças e as infâncias: concepções plurais. Diversidade e singularidade. O Estatuto da Criança e do Adolescente. A Coordenação pedagógica e a violência contra crianças e adolescentes. Prostituição de Crianças e Adolescentes. As expressões da questão social da infância e da adolescência em uma perspectiva temática: As medidas de proteção social básica; a questão da  pratica do ato infracional por adolescentes; as diversas expressões do abuso contra crianças e adolescentes; A exploração do trabalho infanto-juvenil, dentre outras.

 

ESCOLA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Ementa: Relações entre política, Estado e educação. As políticas educacionais nos governos federal, estadual e municipal. Escola como organização educativa e suas dimensões política, técnica, humana e cultural. Conceito de escola e Projeto político Pedagógico. Participação e autonomia na gestão pedagógica. O papel do gestor educacional. Processo sócio-histórico de atribuições de competências dos sistemas e órgãos educacionais. Princípios e normas fundamentais da administração pública. Intencionalidades políticas do trabalho em relação ao Projeto Educativo na escola. Motivação e liderança. Gestão da Escola: novas perspectivas: democrática, participativa e colegiada. Construção do projeto.

 

TÓPICOS DE ESTUDOS EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Ementa: Tópico de estudo: Plano de Trabalho/Plano De Ação. Conselho escolar e educação com qualidade social. Dificuldades e limites na construção do Projeto Político Pedagógico. Tendências Atuais da Educação. Professores e Alunos. Ética e Diversidade. Técnicas de Ensino. Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas. Coordenador Pedagógico e as suas competências. Os Desafios do Coordenador Pedagógico. Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico. Educação e Qualidade Total. Motivação; Liderança; Diferenças Individuais sobre grupos e equipes; Trabalho em equipe e Comunicação.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.