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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Gestão estratégica de pessoas | 30h |
Comportamento organizacional | 30h |
Fundamentos da administração | 30h |
Filosofia e ética na administração | 30h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Teoria da Contabilidade | 40h |
Tipos de Empresas, Tributos e Obrigações Legais | 30h |
Matemática Financeira Usando HP12c | 30h |
Contabilidade Societária | 30h |
Tipos de Empresas, Tributos e Obrigações Legais Financeiro e de Capitais | 40h |
Gestão, Controle e Estratégia de Custos | 40h |
Controladoria Empresarial | 40h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 450h |
Ementa: Conceitos básicos de administração, seus fundamentos. As funções da administração. A administração e a busca por vantagem competitiva. A administração e no novo cenário de negócios. A evolução teórica da administração. Ambiente externo. Fundamentos da tomada de decisão. Liderança nas organizações. Abordagens da liderança. Planejamento e gestão estratégica. Áreas da administração: Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Produção.
Ementa: Conceituação e divisão da Filosofia. Abordagem histórica da reflexão filosófica sobre o homem. A evolução da reflexão sobre o Homem a partir do século XIX, com base na leitura de alguns dos principais representantes da filosofia contemporânea. A Filosofia e a constituição das ciências modernas. O desenvolvimento do espírito crítico e a progressiva constituição de disciplinas racionais. A elaboração da metodologia: da dialética à lógica. A constituição do homem moderno. A conquista da autonomia: Descartes e Kant. Reflexões filosóficas e científicas sobre ética e moral. A profissão e o Homem. Ética e o trabalho. A Ética e sua problemática nas organizações. Ética e o profissional de Administração.
Ementa: Modelos de colaboração e estilos de gestão. Cultura de excelência e Liderança. Variáveis que afetam o comportamento organizacional. O papel e os desafios do gestor. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Tomada de decisão em administração. Equipes de alto desempenho.
Ementa: O planejamento de recursos humanos; A gestão de pessoas uma perspectiva estrutural, integrada e instrumental: subprocesso: a estruturação do trabalho modelos de gestão por pontos; A mobilidade de pessoas: a gestão de carreiras; Mobilidade de pessoas recrutamento, seleção e demissão; A gestão do desempenho no trabalho; A gestão da capacitação treinamento, desenvolvimento e aprendizagem; A gestão das recompensas remuneração e benefícios; A gestão do conhecimento na gestão de pessoas; Relações profissionais e qualidade de vida no trabalho.
Ementa: Teoria Positiva e Teoria Normativa; Estrutura Conceitual da Contabilidade e Princípios da Contabilidade. Ativo e sua avaliação, passivo e sua mensuração, receitas, despesas, perdas e ganhos; Teoria do Patrimônio Líquido. Divulgação de Informações Financeiras. Informação Eficaz; Modelos de informação.
Ementa: A disciplina Tipos de Empresas, Tributos e Obrigações Legais, abordará conceitos de empresa, empresário e estabelecimento comercial. Após, passaremos ao estudo de cada espécie de sociedade existente, o chamado Direito Societário. Identificaremos os tipos de Empresas possíveis no Brasil e são os seguintes: Sociedade Limitada (LTDA); Sociedade Anônima (S.A.); MEI; Sociedade Individual; Empresário Individual. Os regimes tributários, que são: o Simples Nacional; o Lucro Presumido; o Lucro Real e o MEI (Microempreendedor Individual). Determinação da tributação.
Ementa: Princípios fundamentais da aplicação de capital. Conceito do valor do dinheiro no tempo. Fluxo de caixa – conceito e diagrama. Juros simples e compostos. Descontos. Taxa de juros: proporcional, equivalente, nominal, efetiva e real. Equivalência de capitais. Anuidades. Operações financeiras com a utilização da calculadora HP 12C. Aplicações e princípios da análise de investimentos, fluxo de caixa, sistemas de amortizações de dívidas com a utilização da calculadora HP 12C.
Lei 6.404/76; princípios fundamentais de contabilidade; Consolidação das demonstrações contábeis; Pronunciamentos de Comitê de pronunciamentos contábeis; Incorporação, cisão e fusão.
Conceitos. Empresa individual empresário em nome individual (ENI), Sociedades por quotas Sociedade Empresarial Limitada e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI. Sociedade Anônima. Microempresa-ME. EPP – Empresa de Pequeno Porte. Microempreendedor Individual – MEI. Tributos: conceito, classificação. Os Tributos federais, estaduais e municipais. Fato gerador. Obrigação Tributária. Responsabilidade tributária. Crédito Tributário: lançamento, extinção e exclusão. Processo Administrativo e Judicial Tributário. Crimes Tributários. Receitas derivadas. Introdução aos mercados financeiros e de capitais; o sistema financeiro nacional; o sistema financeiro internacional; títulos de renda fixa e fundos de condomínio; os mercados de crédito; o mercado de ações ; os mercados de derivativos.
Ementa: Conceitos fundamentais e terminologias utilizadas. Elementos formadores de custos. Analise do comportamento dos custos, Esquemas básicos da contabilidade de custos, classificação dos custos, departamentalização, Contabilização de materiais, Impostos na aquisição de materiais, Tratamento contábil das perdas de materiais, Método de custeio, Custeio por Absorção, Margem de Contribuição, Custeio variável, Custeio ABC 0 Custeio baseado em atividades, Produção contínua ou por ordem de produção, Relação Custo/Volume/ Lucro, Ponto de equilíbrio, Margem de segurança e alavancagem operacional, Formação do preço de venda, custos imputados e custos perdidos, custos para controle, custo padrão, produtos e custo meta, custo padrão versus análise das variações de materiais e mão de obra, custos nas empresas prestadoras de serviços, custos para melhoria de processos e eliminação de desperdícios, custos para otimização de resultados, custos para controladoria estratégica, custos na atividade imobiliária.
Ementa: Desenvolver habilidades estratégicas para a gestão de recursos financeiros da empresa, com vistas a ampliar a atuação profissional de executivos financeiros e de controladoria para o enfrentamento de mercados cada vez mais competitivos e fortemente globalizados. Análise e controle de custos: Custeio ABC. Custeio por absorção integral, direto e padrão. Métodos gerenciais de apuração de custos. Técnicas de estimação de custos. Análise horizontal, vertical e setorial de custos. Custo-meta. Opções para controle dos custos fixos. Métodos de redução de custos. Formação de preços e tarifas: Principais estratégias de preço. Métodos de formação de preço (mark-up, retorno sobre o investimento e margem de contribuição). Modelos de formação de tarifas de serviços. Preço de venda com capacidade ociosa. Análise de preço da concorrência. Controle de resultados: Centros de custo, investimento e resultado. Análise da lucratividade global, de produtos e das atividades. Opções para recuperação da rentabilidade empresarial. Análise da retirada de produtos e serviços do mercado. Sistemas de informações gerenciais (SIG): Principais requisitos do SIG. Vantagens da integração. Informações para controle e para tomada de decisão. Tópicos especiais: Técnicas de otimização (localização, volume de produção, roteiro de entrega, processos operacionais etc.) Comprar ou alugar. Produzir ou terceirizar.
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.