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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Gestão estratégica de pessoas | 30h |
Comportamento organizacional | 30h |
Fundamentos da administração | 30h |
Filosofia e ética na administração | 30h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Comunicação Verbal e Não Verbal | 30h |
Inteligência emocional aplicada | 30h |
Fundamentos em Administração e Empreendedorismo | 30h |
Técnicas de Oratória | 30h |
Gestão de Pessoas e Comunicação Empresarial | 30h |
Liderança, Motivação e Persuasão | 30h |
Programação Neurolinguística | 30h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 450h |
Conceitos básicos de administração, seus fundamentos. As funções da administração. A administração e a busca por vantagem competitiva. A administração e no novo cenário de negócios. A evolução teórica da administração. Ambiente externo. Fundamentos da tomada de decisão. Liderança nas organizações. Abordagens da liderança. Planejamento e gestão estratégica. Áreas da administração: Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Produção.
Conceituação e divisão da Filosofia. Abordagem histórica da reflexão filosófica sobre o homem. A evolução da reflexão sobre o Homem a partir do século XIX, com base na leitura de alguns dos principais representantes da filosofia contemporânea. A Filosofia e a constituição das ciências modernas. O desenvolvimento do espírito crítico e a progressiva constituição de disciplinas racionais. A elaboração da metodologia: da dialética à lógica. A constituição do homem moderno. A conquista da autonomia: Descartes e Kant. Reflexões filosóficas e científicas sobre ética e moral. A profissão e o Homem. Ética e o trabalho. A Ética e sua problemática nas organizações. Ética e o profissional de Administração.
Modelos de colaboração e estilos de gestão. Cultura de excelência e Liderança. Variáveis que afetam o comportamento organizacional. O papel e os desafios do gestor. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Tomada de decisão em administração. Equipes de alto desempenho.
O planejamento de recursos humanos; A gestão de pessoas uma perspectiva estrutural, integrada e instrumental: subprocesso: a estruturação do trabalho modelos de gestão por pontos; A mobilidade de pessoas: a gestão de carreiras; Mobilidade de pessoas recrutamento, seleção e demissão; A gestão do desempenho no trabalho; A gestão da capacitação treinamento, desenvolvimento e aprendizagem; A gestão das recompensas remuneração e benefícios; A gestão do conhecimento na gestão de pessoas; Relações profissionais e qualidade de vida no trabalho.
Ementa: A disciplina de comunicação verbal e não verbal visa a instrumentalização dos alunos para a observação e interpretação de comportamentos indicativos de características de personalidade, atitude psicológica e emoções. A partir disto, discute as representações sociais do corpo humano no passado e no presente e sua presença nas culturas e em especial, na sociedade brasileira contemporânea. A disciplina deverá desenvolver nos alunos uma criticidade e criatividade no sentido de que possam utilizar sinais verbais e não verbais de maneira racional e objetiva em quaisquer suas áreas de atuação. Temos como comunicação verbal o uso da linguagem escrita ou falada. A comunicação oral é um meio conveniente, eficaz, rápido e recíproco de transmitir informações aos trabalhadores. A conversa face a face transmite as emoções e nuances que acompanham as entonações verbais de uma conversa telefônica. As videoconferências e as reuniões virtuais funcionam bem como apoio para a realização de tarefas. Do outro lado temos a comunicação não verbal. Ela caracterizada pelos gestos e expressões corporais e pelo gestual do transmissor durante a emissão de uma mensagem. A comunicação não verbal efetua-se através do contato físico, da entoação da voz e do gesto, sendo assim mais exata do que a comunicação oral. Ela se encontra presente em todas as comunicações efetuadas através de discurso e em algumas comunicações audiovisuais, acrescentando uma maior dimensão à comunicação. Os meios de comunicação escrita são os principais instrumentos de comunicação interna, na grande parte das organizações. Isso se deve ao impacto que provocam e ao seu carácter de permanência e de valor. O objetivo da comunicação interna é manter o público interno das empresas engajado e comprometido com os objetivos empresariais.
Ementa: Introdução; As Inteligências Múltiplas; A Inteligência Emocional; A Inteligência Emocional no Trabalho; Aplicação da Inteligência Emocional em Grandes Projetos. As inteligências múltiplas; A inteligência humana; Processos mentais; A teoria das inteligências múltiplas; As ‘inteligências’ identificadas por Gardner; Inteligência Linguística; Inteligência Musical; Inteligência Lógico-matemática; Inteligência Espacial; Inteligência Sinestésica; Inteligência Interpessoal; Inteligência Intrapessoal; A inteligência emocional; O que é?; Seus componentes; Como usar a inteligência emocional; Expandindo a inteligência emocional; A inteligência emocional no trabalho; Treinando pessoas; A importância do feedback; Aplicação da inteligência emocional em grandes projetos; Foco na equipe; Foco em projetos virtuais; Autoconsciência e Autogerenciamento.
Ementa: Nesta disciplina o aluno terá oportunidade de discutir sobre a importância das pequenas e médias empresas como alternativa de desenvolvimento econômico e empregabilidade no contexto de alta competitividade. O administrador e seu ambiente. As organizações. A administração. Processo de planejamento, planejamento estratégico, planejamento operacional, planejamento tático, organização e modelos de organizações. O aluno será capaz de identificar reais oportunidades de empreender seu próprio negócio, bem como desenvolver habilidades que vão favorecer sua proatividade no ambiente organizacional. Serão utilizados para esse fim estudos de casos de sucessos, palestras com empreendedores locais e, por fim, a elaboração de um plano de negócio.
Ementa: Introdução à Oratória / Importância da Linguagem. Comunicação e Argumentação. As Qualidades do Bom Orador. Técnicas para a Oratória de Qualidade: trabalhar aspectos da Oratória e da comunicação - voz, gesticulação, movimentação e outras expressões não verbais. Técnicas mais sofisticadas para falar em público, vencer adversários e convencer. Como preparar uma fala ou discurso. Os dez mandamentos do orador moderno. Técnicas para reuniões e apresentações no trabalho ou formais. Técnicas para conversas informais e. Técnicas para influenciar, convencer, encantar e inspirar as pessoas ou o público. Prática de Oratória.
Ementa: Motivação, Significado do Trabalho e Gestão por Valores; Liderança, Inteligência Emocional e Autogestão; Fundamentos da Estratégia e Gestão Estratégica de Pessoas;Mercado de Trabalho, Recrutamento e Seleção; Gestão por Competências; Aprendizagem e Memória; Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa;Clima e Cultura Organizacional; Avaliação e Gestão do Desempenho; Gestão da Mudança, Consultoria e Projetos em Gestão de Pessoas. Elementos e situações de comunicações em geral e, especificamente na função de gerência. Interpretação da comunicação de massa. Análise, processos e técnicas da comunicação para situações na empresa, inclusive planos de comunicação. A empresa em um contexto geral, dando ênfase aos sistemas e processos organizacionais, validade e produtividade, gestão de recursos (humanos, financeiros, materiais, de produção e marketing).
Ementa: Contexto da liderança: desafios, crises e mudanças. Aspectos conceituais da liderança: teoria dos traços, comportamentais e contingenciais. Competências e habilidades de um líder. Liderança e autoconhecimento. Aspectos conceituais da liderança: teoria de conteúdo e teorias de processo. Frustração no ambiente de trabalho. Abordagens contemporâneas da liderança: carismática, visionária, transformacional, baseada em princípios, liderança servidora. Estratégias de persuasão.
Ementa: A Comunicação Eficaz; Os Canais de Comunicação; Programação Neurolinguística (PNL); Técnicas e Estratégias da PNL; Aplicações da PNL; Traduções em PNL; Glossário da PNL.
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.