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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Fundamentos Epistemológicos da Teologia | 30h |
Políticas Educacionais e Formação Docente | 30h |
Hermenêutica Bíblica | 30h |
Ética e Relacionamentos Interpessoais | 30h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia Exegética | 40h |
Estudos na Literatura Poética | 30h |
Escola Patrística | 30h |
Estudos nos Evangelhos e Atos | 40h |
Estudos nas Epístolas | 30h |
Estudos nos Profetas | 40h |
Exegese Aplicada | 40h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 450h |
Ementa: O Campo de Atuação e o Saber Teológico. Identidade, missão e postura do teólogo. As ferramentas do pensar teológico: fé e razão. A relação dialógica homem-Deus: teísmo, ateísmo e agnosticismo. Aconselhamento teológico.
Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Gestão e Formação Docente. Políticas e Formação de Professores para Educação Básica. Políticas, Formação de Professores e Modalidades da Educação.
Ementa: Necessidade, propósito e regras práticas. Estudo etimológico, gramatical e contextual. Estudo de gêneros literários, figuras de linguagem e principais tipos de interpretação: histórica, tipológica, profética e de parábolas. A Hermenêutica como ciência da interpretação, do dizer, do conhecimento e da linguagem. Círculo hermenêutico. As diferentes leituras e a questão de método. Introdução ao panorama da discussão da interpretação bíblica. Os principais biblistas da atualidade. As chaves hermenêutico-compreensivas para a tarefa bíblico-teológica.
Ementa: Conceitos de ética e relacionamento interpessoal; Comunicação Verbal e Não verbal; Estilos de Comunicação; Sabendo Lidar com as Diferenças; Linguagem corporal; Feedback; Inteligência Emocional aplicada aos Relacionamentos; Trabalhando em Equipe; Competição e Cooperação; Networking; O Bom Relacionamento Humano como Diferencial Competitivo; O Processo de Integração Humana – A sintonia positiva e a sintonia negativa; Desenvolvendo Habilidades Fundamentais para um RelacionamentoEficaz;
Ementa: Análise da validade de se adotar a Teologia Bíblica como método exegético que reconhece a unidade da Escritura e, consequentemente, o processo hermenêutico da exegese à formulação da aplicação de acordo com a analogia da fé e da Escritura.
Ementa: A matéria Estudo na Literatura poética visa ensinar que a poesia das Escrituras tem como objetivo expor a religião, especialmente a religião do Deus de Israel. Nestes estudos os alunos poderão desfrutar da beleza literária das obras poéticas contidas nos cinco livros poéticos da Bíblia. Jó. Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Cântico dos Cânticos. Conclusão da disciplina.
Introdução à Patrologia-Patrística. Visão dos Padres dos três primeiros séculos: Padres Apostólicos, Padres Apologistas, Ireneu e o Gnosticismo, Padres Alexandrinos, Africanos e Romanos. Cristologia dos primeiros três séculos. As Escolas de Alexandria e de Antioquia. Noções exegéticas. A Literatura Apócrifa. O século IV e as três propostas de salvação: Donatismo, Maniqueísmo e Monaquísmo. Heresia Ariana e Concílio de Nicéia: Atanásio, Eusébio de Cesaréia, Dídimo, o cego. Os Padres Capadócios, Apolinário-Apolinarísmo, Cirilo de Jerusalém. Os Padres Antioquenos. Os Padres Latinos: Jerônimo, Ambrósio, Hilário de Poitiers, Mário Vitorino e Ambrosiaster. O século V: Nestório e Cirilo de Alexandria, Eutiques e o Concílio de Calcedônia (451), Agostinho, Leão Magno. Os séculos VI-VII: Gregório Magno, João Damasceno. Outros assuntos: Pneumatologia dos Padres. O Martírio. O Pensamento Social dos Padres. A História dos Concílios. O homem caído e a graça de Deus. A obra de salvação de Cristo. Catecumenato antigo. A Exegese nos Padres. A Páscoa. A Patrística e a Escolástica.
Ementa: Análise da origem dos livros no contexto histórico. Apresentar o pano de fundo do Novo Testamento; a situação religiosa e política da época; origem e cânon do Novo Testamento e Evangelhos sinóticos. Analisar o problema sinótico. Enfatizar o ministério de Jesus. Mostrar a teologia dos Evangelhos de MATEUS, MARCOS e LUCAS. Apresentar o conteúdo do Evangelho de JOÃO, destacando sua influencia na composição das Boas Novas de Jesus e sua mensagem. Apresentar o pano de fundo da História em ATOS objetivando a contextualização das mensagens à igreja atual. Analisar a influencia filosófica de João. Analisar a Teologia Joanina. Destacar a relevância de João. A Teologia do livro de Atos. A nascente Igreja Primitiva.
Ementa: Apresentação de um panorama da vida e obra do apóstolo Paulo. e da ocasião em que surgiu cada uma das suas Epístolas. E introdução sistemática as Epístolas paulinas a partir de uma perspectiva teológica e doutrinária. Propõe-se o estudo das linhas gerais das epístolas paulinas através de diversas aproximações: estrutural, literária, temática e histórica. Análises e cronologia do contexto histórico geográfico das cartas.
Ementa: Os chamados PROFETAS MAIORES apresentam as mensagens principais de Isaias, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Eles são chamados "PROFETAS MAIORES" simplesmente porque seus escritos são mais longos que os dos demais profetas do Antigo Testamento. Examinaremos esses homens, sua chamada ao serviço de Deus, a tarefa que Deus lhes atribuiu, e os problemas dificuldades que enfrentavam e em seguida, a mensagem que Deus lhes deu para pregarem: a verdade a respeito de Deus, do juízo e da salvação. Apocalipse o livro profético do Novo Testamento.
Ementa: Interpretação gramatical e sistemática das Escrituras Sagradas. Idiomas originais bíblicos: o grego e o hebraico.
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.