PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM SEGURIDADE E SERVIÇO SOCIAL



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 20h
Fundamentos Psicológicos da Educação 20h

NÚCLEO 2 – SEGURIDADE E SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
A trajetória das políticas de seguridade social no Brasil 30h
Políticas de assistência social e implantação do Suas 40h
As políticas de saúde no sistema de seguridade social no Brasil 30h
Reforma da previdência social e mercado de trabalho 40h
Seguridade social e trabalho 40h
Financiamento e orçamento da seguridade social 40h
Serviço social, família seguridade Social 40h
Cidade, questão social serviço Social 30h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia  e suas  aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores

 

A TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS DE SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL

Ementa: Contextualização histórica da construção das políticas de seguridade social no mundo e no Brasil. O estado e a formação e a intervenção na seguridade social. Reconstrução da trajetória das políticas de saúde, assistência e previdência.

 

POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E IMPLANTAÇÃO DO SUAS

Ementa: A política da Assistência Social no Brasil e as concepções de Assistência Social. O debate contemporâneo das políticas de assistência social e suas reconfigurações. A assistência Social – LOAS. Política de Assistência Social: princípios, estrutura e diretrizes. A política Nacional de Assistência Social (PNAS / 2004). Norma operacional Básica (NOB / SUAS-2005). O sistema único de Assistência Social – SUAS. A de Assistência Social e as proteções afiançadas: básicas e social.

 

AS POLÍTICAS DE SAÚDE NO SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL

Ementa: Principais abordagens das políticas de saúde. Pressuposto, natureza, desenvolvimento e perspectivas das abordagens de saúde. O debate contemporâneo sobre as políticas de saúde. O sistema único de saúde: princípios, estrutura e diretrizes.

 

REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E MERCADO DE TRABALHO

Ementa: A previdência Social como política de seguridade social. A política de Previdência Social no Brasil. A Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS). A nova reconfiguração do mercado de trabalho e suas implicações para a prática de serviços social.

 

SEGURIDADE SOCIAL E TRABALHO

Ementa: Trabalho e sociabilidade. A compreensão da produção e da reprodução social como exigência para a compreensão do trabalho profissional. O assistente social como trabalhador. O trabalho e a seguridade social. As estratégias profissionais, o conhecimento dos elementos constitutivos do processo de trabalho e da seguridade social. Fundamentos teóricos e o desenvolvimento de habilidades profissionais para trabalhar com a assistência social, a previdência e a saúde.

 

FINANCIAMENTO E ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL

Ementa: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social; Contribuição sobre o Lucro Líquido; Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS-Pasep), parcela do seguro-desemprego; contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF).

 

SERVIÇO SOCIAL, FAMÍLIA SEGURIDADE SOCIAL

Ementa: A prática profissional de Serviço Social. Concepções históricas de  família. Família contemporânea, os novos arranjos familiares e a busca pela atenção da seguridade social. Saúde, previdência e assistência e a intervenção do serviço social com a família.

 

CIDADE, QUESTÃO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL

Ementa: o poder local, a cidade e a questão social. As refrações da questão social e a prática do serviço social. Fundamentos dos conceitos de cidade, a configuração das questões sociais locais e o desenvolvimento da prática profissional.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.