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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Gestão estratégica de pessoas | 30h |
Comportamento organizacional | 30h |
Fundamentos da administração | 30h |
Filosofia e ética na administração | 20h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Desenvolvimento Interpessoal | 35h |
Gestão de talentos e mapeamento de competências | 35h |
Ferramentas de Gestão para Recursos Humanos | 30h |
Prática de Administração de Pessoal | 40h |
Recrutamento, Seleção e Integração | 40h |
Consultoria e Recursos Humanos | 40h |
Planejamento Estratégico e Recursos Humanos | 40h |
Relação Trabalhista e Sindicalista | h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 450h |
Ementa: Conceitos básicos de administração, seus fundamentos. As funções da administração. A administração e a busca por vantagem competitiva. A administração e no novo cenário de negócios. A evolução teórica da administração. Ambiente externo. Fundamentos da tomada de decisão. Liderança nas organizações. Abordagens da liderança. Planejamento e gestão estratégica. Áreas da administração: Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Produção.
Ementa: Conceituação e divisão da Filosofia. Abordagem histórica da reflexão filosófica sobre o homem. A evolução da reflexão sobre o Homem a partir do século XIX, com base na leitura de alguns dos principais representantes da filosofia contemporânea. A Filosofia e a constituição das ciências modernas. O desenvolvimento do espírito crítico e a progressiva constituição de disciplinas racionais. A elaboração da metodologia: da dialética à lógica. A constituição do homem moderno. A conquista da autonomia: Descartes e Kant. Reflexões filosóficas e científicas sobre ética e moral. A profissão e o Homem. Ética e o trabalho. A Ética e sua problemática nas organizações. Ética e o profissional de Administração.
Ementa: Modelos de colaboração e estilos de gestão. Cultura de excelência e Liderança. Variáveis que afetam o comportamento organizacional. O papel e os desafios do gestor. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Tomada de decisão em administração. Equipes de alto desempenho.
Ementa: O planejamento de recursos humanos; A gestão de pessoas – uma perspectiva estrutural, integrada e instrumental: subprocesso: a estruturação do trabalho – modelos de gestão por pontos; A mobilidade de pessoas: a gestão de carreiras; Mobilidade de pessoas – recrutamento, seleção e demissão; A gestão do desempenho no trabalho; A gestão da capacitação – treinamento, desenvolvimento e aprendizagem; A gestão das recompensas –remuneração e benefícios; A gestão do conhecimento na gestão de pessoas; Relações profissionais e qualidade de vida no trabalho.
Ementa: Gestão De Pessoas; Motivação E Necessidades Humanas; Liderança; Comunicação Organizacional; Formação E Trabalho De Equipes; Inteligência Emocional, Delegação. Mercado De Trabalho. Recrutamento E Seleção.
Ementa: Os papéis do líder nas organizações. O novo perfil da liderança. Programas de desenvolvimento de liderança. Estilos de liderança. Qualidades indispensáveis em um líder. Liderança e gerenciamento. Técnica de tomada de decisão. Interação de líderes e liderados. Competências; Cultura e clima organizacional; Processos de liderança; Coordenação de equipes; Motivação e comprometimento; Feedback; Administração de conflitos; Poder e influência; Como desenvolver competências para o trabalho cooperativo. Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências. A gestão de pessoas por competência.
Ementa: Moderna gestão de pessoas; Novos conceitos, ferramentas de gestão e estilos de liderança e sua influência na gestão de pessoas; A gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo; Planejamento estratégico da gestão de pessoas; Movimentação e captação de pessoas como estratégia competitiva; Ferramentas modernas de gestão de Recursos Humanos; Gestão integrada e estratégica de Recursos Humanos; O futuro na gestão de pessoas.
Ementa: (Habilidades Gerenciais, Recrutamento, Seleção e Integração)
O ciclo de transformação no ambiente empresarial. Fatores culturais e gestão do processo de mudança nas organizações. Relações contratuais e trabalhistas. Apresentar as principais habilidades que devem ser desenvolvidas para o exercício das funções de gerência nas empresas. Liderança e gestão de equipes Técnicas de apresentação.
O processo de recrutamento e seleção dentro do ambiente organizacional incluindo metodologias, tendências e o papel de recursos humanos. Estudos dos processos de recrutamento e seleção, técnicas de seleção, papel da área de recursos humanos, aspectos legais, seleção interna, terceirização.
Ementa: Planejamento; Recrutamento; Seleção; Integração de Recursos Humanos; Rotatividade de Pessoal; Mercado de Trabalho; Relacionamento Humano; Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Avaliação de Desempenho; Medicina, Higiene, Segurança do Trabalho e Tópicos Avançados em Recursos Humanos.
Ementa: Descreve o processo de consultoria organizacional, percebendo a postura e o papel do consultor interno e externo. Demandas em consultoria de RH. Etapas do processo de consultoria. Ética. Criatividade no estilo de trabalho do consultor. Consultoria de especialidade e consultoria de processo. Princípios da auditoria em RH. Fontes de informação em RH. Controles internos como fatores preventivos na gestão de RH.
Ementa: Fundamento do planejamento estratégico, visão sistêmica da organização: pessoas, clientes, estruturas, processos. Interface dos vários subsistemas administrativos (Administração geral, gestão de pessoas, finanças, produção, marketing) e o atendimento de demandas internas e externas. Relação entre a estratégia e competitividade, formação do diferencial competitivo e competências individuais para o atendimento das estratégias. (Diferentes opções estratégicas (inovação, alianças estratégicas; análise SWOT; bencharking; prospectiva tecnológica); Learning organization;outsorcing; construção dos cenários, gestão do conhecimento.) Tendências relacionadas ao papel da gestão de pessoas nas estratégias organizacionais. Administração de recursos humanos num contexto de mudanças. Qualidade na gestão de RH. Gestão de RH na sociedade do conhecimento. Gestão de RH com foco em resultados. Indicadores para gestão estratégica de pessoas. Relação entre o planejamento estratégico organizacional e políticas de RH. Plano estratégico de RH.
Ementa: A História do sindicalismo A Revolução industrial a e a questão social? A Luta de classes? as principais doutrinas sindicais: anarquismo, sindicalismo cristão, socialista, marxista e de Estado. O Direito coletivo do trabalho. Divisões ou ramos do direito coletivo, direito sindical a organização sindical estrutura sindical brasileira. Categorias: econômica profissional e diferenciada. Unicidade sindical. O Sindicato. prerrogativas e deveres dos sindicatos. Financiamento dos sindicatos tipos de contribuições sindical liberdade sindical. Centrais sindicais. Pluralidade sindical criação e registro dos sindicatos. Representação dos trabalhadores nas empresas. A Área de relações trabalhistas e sindicais. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Pressões sindicais. Avaliação de greves. plano de contingência para situações de greve.
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.