PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM RECURSOS HUMANOS



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Gestão estratégica de pessoas 30h
Comportamento organizacional 30h
Fundamentos da administração 30h
Filosofia e ética na administração 20h

NÚCLEO 2 – RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Desenvolvimento Interpessoal 35h
Gestão de talentos e mapeamento de competências 35h
Ferramentas de Gestão para Recursos Humanos 30h
Prática de Administração de Pessoal 40h
Recrutamento, Seleção e Integração 40h
Consultoria e Recursos Humanos 40h
Planejamento Estratégico e Recursos Humanos 40h
Relação Trabalhista e Sindicalista h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Ementa: Conceitos básicos de administração, seus fundamentos. As funções da administração. A administração e a busca por vantagem competitiva. A administração e no novo cenário de negócios. A evolução teórica da administração. Ambiente externo. Fundamentos da tomada de decisão. Liderança nas organizações. Abordagens da liderança. Planejamento e gestão estratégica. Áreas da administração: Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Produção.

 

FILOSOFIA E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

Ementa: Conceituação e divisão da Filosofia. Abordagem histórica da reflexão filosófica sobre o homem. A evolução da reflexão sobre o Homem a partir do século XIX, com base na leitura de alguns dos principais representantes da filosofia contemporânea. A Filosofia e a constituição das ciências modernas. O desenvolvimento do espírito crítico e a progressiva constituição de disciplinas racionais. A elaboração da metodologia: da dialética à lógica. A constituição do homem moderno. A conquista da autonomia: Descartes e Kant. Reflexões filosóficas e científicas sobre ética e moral. A profissão e o Homem. Ética e o trabalho.  A Ética e sua problemática nas organizações. Ética e o profissional de Administração.

 

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ementa: Modelos de colaboração e estilos de gestão. Cultura de excelência e Liderança. Variáveis que afetam o  comportamento organizacional. O papel e os desafios do gestor. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Tomada de decisão em administração. Equipes de alto desempenho.

 

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Ementa: O planejamento de recursos humanos; A gestão de pessoas – uma perspectiva estrutural, integrada e instrumental: subprocesso: a estruturação do trabalho – modelos de gestão por pontos; A mobilidade de pessoas: a gestão de carreiras; Mobilidade de pessoas – recrutamento, seleção e demissão; A gestão do desempenho no trabalho; A gestão da capacitação – treinamento, desenvolvimento e aprendizagem; A gestão das recompensas –remuneração e benefícios; A gestão do conhecimento na gestão de pessoas; Relações profissionais e qualidade de vida no trabalho.

 

DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL

Ementa: Gestão De Pessoas; Motivação E Necessidades Humanas; Liderança; Comunicação Organizacional; Formação E Trabalho De Equipes; Inteligência Emocional, Delegação. Mercado De Trabalho. Recrutamento E Seleção.

 

GESTÃO DE TALENTOS E MAPEAMENTO DE  COMPETÊNCIAS

Ementa: Os papéis do líder nas organizações. O novo perfil da liderança. Programas de desenvolvimento de liderança. Estilos de liderança. Qualidades indispensáveis em um líder. Liderança e gerenciamento. Técnica de tomada de decisão. Interação de líderes e liderados. Competências; Cultura e clima organizacional; Processos de liderança; Coordenação de equipes; Motivação e comprometimento; Feedback; Administração de conflitos; Poder e influência; Como desenvolver competências para o trabalho cooperativo. Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências. A gestão de pessoas por competência.

 

FERRAMENTA DE GESTÃO PARA RECURSOS HUMANOS

Ementa: Moderna gestão de pessoas; Novos conceitos, ferramentas de gestão e estilos de liderança e sua influência na gestão de pessoas; A gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo; Planejamento estratégico da gestão de pessoas; Movimentação e captação de pessoas como estratégia competitiva; Ferramentas modernas de gestão de Recursos Humanos; Gestão integrada e estratégica de Recursos Humanos; O futuro na gestão de pessoas.

 

PRÁTICA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Ementa: (Habilidades Gerenciais, Recrutamento, Seleção e Integração)

O ciclo de transformação no ambiente empresarial. Fatores culturais e gestão do processo de mudança nas organizações. Relações contratuais e trabalhistas. Apresentar as principais habilidades que devem ser desenvolvidas para o exercício das funções de gerência nas empresas. Liderança e gestão de equipes Técnicas de apresentação.

O processo de recrutamento e seleção dentro do ambiente organizacional incluindo metodologias, tendências e o papel de recursos humanos. Estudos dos processos de recrutamento e seleção, técnicas de seleção, papel da área de recursos humanos, aspectos legais, seleção interna, terceirização. 

 

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E INTEGRAÇÃO

Ementa: Planejamento; Recrutamento; Seleção; Integração de Recursos Humanos; Rotatividade de Pessoal; Mercado de Trabalho; Relacionamento Humano; Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Avaliação de Desempenho; Medicina, Higiene, Segurança do Trabalho e Tópicos Avançados em Recursos Humanos.

 

CONSULTORIA E RECURSOS HUMANOS

 

Ementa: Descreve o processo de consultoria organizacional, percebendo a postura e o papel do consultor interno e externo. Demandas em consultoria de RH. Etapas do processo de consultoria. Ética. Criatividade no estilo de trabalho do consultor. Consultoria de especialidade e consultoria de processo. Princípios da auditoria em RH. Fontes de informação em RH. Controles internos como fatores preventivos na gestão de RH.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E RECURSOS HUMANOS

Ementa: Fundamento do planejamento estratégico, visão sistêmica da organização: pessoas, clientes, estruturas, processos. Interface dos vários subsistemas administrativos (Administração geral, gestão de pessoas, finanças, produção, marketing) e o atendimento de demandas internas e externas. Relação entre a estratégia e competitividade, formação do diferencial competitivo e competências individuais para o atendimento das estratégias. (Diferentes opções estratégicas (inovação, alianças estratégicas; análise SWOT; bencharking; prospectiva tecnológica); Learning organization;outsorcing; construção dos cenários, gestão do conhecimento.) Tendências relacionadas ao papel da gestão de pessoas nas estratégias organizacionais. Administração de recursos humanos num contexto de mudanças. Qualidade na gestão de RH. Gestão de RH na sociedade do conhecimento. Gestão de RH com foco em resultados. Indicadores para gestão estratégica de pessoas. Relação entre o planejamento estratégico organizacional e políticas de RH. Plano estratégico de RH.

 

RELAÇÃO TRABALHISTA E SINDICALISTA

Ementa: A História do sindicalismo ­ A Revolução industrial a e a questão social? A Luta de classes? as principais doutrinas sindicais: anarquismo, sindicalismo cristão, socialista, marxista e de Estado. O Direito coletivo do trabalho. Divisões ou ramos do direito coletivo, direito sindical a organização sindical estrutura sindical brasileira. Categorias: econômica ­ profissional e diferenciada. Unicidade sindical. O Sindicato. prerrogativas e deveres dos sindicatos. Financiamento dos sindicatos tipos de contribuições sindical liberdade sindical. Centrais sindicais. Pluralidade sindical criação e registro dos sindicatos. Representação dos trabalhadores nas empresas. A Área de relações trabalhistas e sindicais. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Pressões sindicais. Avaliação de greves. plano de contingência para situações de greve.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.