PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e Legislação Educacional Brasileira 30h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 30h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia Aplicada 20h

NÚCLEO 2 – PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Psicopedagogia - Conceitos e Fundamentos Básicos 30h
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica na Escola. 40h
Didática Psicopedagógica 30h
Teoria e Prática da Psicopedagogia Institucional 40h
Psicopedagogia - Intervenção Institucional/Clinica 40h
Contribuições da Psicopedagogia no Contexto Escolar 40h
Assistência Psicopedagógica na Instituição 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

METODOLOGIA APLICADA

Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.

 

PSICOPEDAGOGIA - CONCEITOS E FUNDAMENTOS BÁSICOS

Ementa: Considerando a Psicopedagogia como área de atuação que busca soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem será abordada a evolução histórica desse campo na atuação nas dimensões Teóricas, Técnicas e nas unidades de trabalho individual, grupal e da comunidade. Serão também estudados os Fundamentos da Neurologia aplicados ao enfoque psicopedagógico. Conceitos básicos de Neuropsicologia. Identificação dos aspectos neurológicos no desenvolvimento humano como fator fundamental do crescimento físico e mental. Esta disciplina estudará ainda os fundamentos da Neurologia aplicados ao enfoque psicopedagógico. Conceitos básicos de neuropsicologia. Identificação dos aspectos neurológicos no desenvolvimento humano como fator fundamental do crescimento físico e mental. Aspectos da Fonoaudiologia e sua importância para Psicopedagogia.

 

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA.

Ementa: Entrevista, observação e registro. Análise do material escolar. Direcionamento e encaminhamentos. Relatório escolar. Técnicas de avaliação na Escola. Atividades direcionadas. Apoio técnico-pedagógico à equipe escolar. Reuniões de pais e espaço informativo. Orientações familiares. Prática de jogos e atividades lúdicas como recurso de intervenção psicopedagógica escolar.

 

DIDÁTICA PSICOPEDAGÓGICA

Ementa: Práticas psicopedagógicas. Currículo escolar e currículo adaptado. Contextualização da aprendizagem. Conteúdos escolares e vivências práticas. Avaliação flexível. Motivação e aprendizagem, duas faces do processo: professor x aluno. Erro ou fracasso. Exame x Avaliação da aprendizagem.

 

TEORIA E PRÁTICA DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

A prática psicopedagógica nas instituições educativas; Caracterização da psicopedagogia na perspectiva institucional, a partir de diferentes contribuições teórico-práticas e com ênfase em estratégias de intervenção do psicopedagogo. Sistematização dos pressupostos que norteiam o planejamento e a intervenção psicopedagógica.

 

PSICOPEDAGOGIA - INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL/CLINICA

Ementa: Esta Disciplina tem o objetivo de levantar as principais intervenções que podem ser feitas no trabalho Psicopedagógico: O brincar e o jogo na vida da criança em seus diferentes espaços. Principais abordagens teóricas sobre a evolução do brincar e o jogo como intervenção psicopedagógica. O jogo de regras como estratégias de intervenção psicopedagógica, tem como objetivo tornar a aprendizagem significativa, articulando a possibilidade de adquirir conhecimento por vários caminhos, permitindo a utilização de diferentes estratégias:, a intervenção, a mediação, a troca favorecendo a construção da autonomia no desenvolvimento de competências e habilidades. O jogo cooperativo no processo de aprendizagem tem como objetivo a percepção das relações em sociedade, permitindo uma reflexão e a transformação do condicionamento competitivo do ser humano em alternativas cooperativas na mediação de conflitos, dinâmica de grupo: processo de ensino e aprendizagem, tomada de decisão, trabalho em equipe, organização, criatividade, alteração constante de prioridade, resolução de problemas e desenvolvimento de várias habilidades exigidas no mercado de trabalho.

 

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Ementa: Aprender a ensinar. Acolhimento – Condição para aprendizagem. Sala de aula – o ambiente de referência. Análise do cotidiano escolar por via do currículo oculto, da relação escola/família e das redes que se estabelecem em meio o tempo e o espaço da escola, na produção coletiva de um ambiente agradável.

 

ASSISTÊNCIA PSICOPEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO

Ementa: Psicanálise e educação: psicopedagogia aplicada à terapia. Introdução ao conceito de psicopedagogia aplicada à terapia. Interpretação psicopedagógica. O papel da escola junto ao aluno em atendimento pelo psicopedagogo. Atividade lúdica com recurso terapêutico. O trabalho do psicopedagogo na escola. Relação escola e psicopedagogo.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.