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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Política e Legislação Educacional Brasileira | 30h |
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas | 30h |
Educação Inclusiva | 30h |
Metodologia Aplicada | 20h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Psicopedagogia - Conceitos e Fundamentos Básicos | 30h |
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica na Escola. | 40h |
Didática Psicopedagógica | 30h |
Teoria e Prática da Psicopedagogia Institucional | 40h |
Psicopedagogia - Intervenção Institucional/Clinica | 40h |
Contribuições da Psicopedagogia no Contexto Escolar | 40h |
Assistência Psicopedagógica na Instituição | 40h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 450h |
Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.
Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.
Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.
Ementa: Considerando a Psicopedagogia como área de atuação que busca soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem será abordada a evolução histórica desse campo na atuação nas dimensões Teóricas, Técnicas e nas unidades de trabalho individual, grupal e da comunidade. Serão também estudados os Fundamentos da Neurologia aplicados ao enfoque psicopedagógico. Conceitos básicos de Neuropsicologia. Identificação dos aspectos neurológicos no desenvolvimento humano como fator fundamental do crescimento físico e mental. Esta disciplina estudará ainda os fundamentos da Neurologia aplicados ao enfoque psicopedagógico. Conceitos básicos de neuropsicologia. Identificação dos aspectos neurológicos no desenvolvimento humano como fator fundamental do crescimento físico e mental. Aspectos da Fonoaudiologia e sua importância para Psicopedagogia.
Ementa: Entrevista, observação e registro. Análise do material escolar. Direcionamento e encaminhamentos. Relatório escolar. Técnicas de avaliação na Escola. Atividades direcionadas. Apoio técnico-pedagógico à equipe escolar. Reuniões de pais e espaço informativo. Orientações familiares. Prática de jogos e atividades lúdicas como recurso de intervenção psicopedagógica escolar.
Ementa: Práticas psicopedagógicas. Currículo escolar e currículo adaptado. Contextualização da aprendizagem. Conteúdos escolares e vivências práticas. Avaliação flexível. Motivação e aprendizagem, duas faces do processo: professor x aluno. Erro ou fracasso. Exame x Avaliação da aprendizagem.
A prática psicopedagógica nas instituições educativas; Caracterização da psicopedagogia na perspectiva institucional, a partir de diferentes contribuições teórico-práticas e com ênfase em estratégias de intervenção do psicopedagogo. Sistematização dos pressupostos que norteiam o planejamento e a intervenção psicopedagógica.
Ementa: Esta Disciplina tem o objetivo de levantar as principais intervenções que podem ser feitas no trabalho Psicopedagógico: O brincar e o jogo na vida da criança em seus diferentes espaços. Principais abordagens teóricas sobre a evolução do brincar e o jogo como intervenção psicopedagógica. O jogo de regras como estratégias de intervenção psicopedagógica, tem como objetivo tornar a aprendizagem significativa, articulando a possibilidade de adquirir conhecimento por vários caminhos, permitindo a utilização de diferentes estratégias:, a intervenção, a mediação, a troca favorecendo a construção da autonomia no desenvolvimento de competências e habilidades. O jogo cooperativo no processo de aprendizagem tem como objetivo a percepção das relações em sociedade, permitindo uma reflexão e a transformação do condicionamento competitivo do ser humano em alternativas cooperativas na mediação de conflitos, dinâmica de grupo: processo de ensino e aprendizagem, tomada de decisão, trabalho em equipe, organização, criatividade, alteração constante de prioridade, resolução de problemas e desenvolvimento de várias habilidades exigidas no mercado de trabalho.
Ementa: Aprender a ensinar. Acolhimento – Condição para aprendizagem. Sala de aula – o ambiente de referência. Análise do cotidiano escolar por via do currículo oculto, da relação escola/família e das redes que se estabelecem em meio o tempo e o espaço da escola, na produção coletiva de um ambiente agradável.
Ementa: Psicanálise e educação: psicopedagogia aplicada à terapia. Introdução ao conceito de psicopedagogia aplicada à terapia. Interpretação psicopedagógica. O papel da escola junto ao aluno em atendimento pelo psicopedagogo. Atividade lúdica com recurso terapêutico. O trabalho do psicopedagogo na escola. Relação escola e psicopedagogo.
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.