|
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Política e legislação Educacional Brasileira | 20h |
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas | 20h |
Educação Inclusiva | 20h |
Fundamentos Psicológicos da Educação | 20h |
|
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Psicopedagogia - Conceitos e Fundamentos Básicos | 40h |
Avaliação e Intervenção Psicopedagógico na Escola. | 60h |
Neuropsicologia | 60h |
Teoria e Prática da Psicopedagogia Institucional | 50h |
Psicopedagogia - Intervenção Institucional/Clinica | 50h |
Contribuições da Psicopedagogia no Contexto Escolar | 50h |
Psicologia Clinica / Pro - Diagnóstico e Diagnóstico | 60h |
Estagio Supervisionado Institucional e Clínico | 80h |
|
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 30h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 600h |
Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.
Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.
Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia e suas aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores
Ementa: A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.
Ementa: Considerando a Psicopedagogia como área de atuação que busca soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem será abordada a evolução histórica desse campo na atuação nas dimensões Teóricas, Técnicas e nas unidades de trabalho individual, grupal e da comunidade. Serão também estudados os Fundamentos da Neurologia aplicados ao enfoque psicopedagógico. Conceitos básicos de Neuropsicologia. Identificação dos aspectos neurológicos no desenvolvimento humano como fator fundamental do crescimento físico e mental. Esta disciplina estudará ainda os fundamentos da Neurologia aplicados ao enfoque psicopedagógico. Conceitos básicos de neuropsicologia. Identificação dos aspectos neurológicos no desenvolvimento humano como fator fundamental do crescimento físico e mental. Aspectos da Fonoaudiologia e sua importância para Psicopedagogia.
Ementa: Entrevista, observação e registro. Análise do material escolar. Direcionamento e encaminhamentos. Relatório escolar. Técnicas de avaliação na Escola. Atividades direcionadas. Apoio técnico-pedagógico à equipe escolar. Reuniões de pais e espaço informativo. Orientações familiares. Prática de jogos e atividades lúdicas como recurso de intervenção psicopedagógica escolar.
Ementa: A neuropsicologia como investigação da bases neuroanatômicas funcionais do comportamento e da cognição. Estudo da influência das lesões cerebrais e das desordens neurológicas sobre o comportamento e a cognição.
A prática psicopedagógica nas instituições educativas; Caracterização da psicopedagogia na perspectiva institucional, a partir de diferentes contribuições teórico-práticas e com ênfase em estratégias de intervenção do psicopedagogo. Sistematização dos pressupostos que norteiam o planejamento e a intervenção psicopedagógica.
Ementa: Esta Disciplina tem o objetivo de levantar as principais intervenções que podem ser feitas no trabalho Psicopedagógico: O brincar e o jogo na vida da criança em seus diferentes espaços. Principais abordagens teóricas sobre a evolução do brincar e o jogo como intervenção psicopedagógica. O jogo de regras como estratégias de intervenção psicopedagógica, tem como objetivo tornar a aprendizagem significativa, articulando a possibilidade de adquirir conhecimento por vários caminhos, permitindo a utilização de diferentes estratégias:, a intervenção, a mediação, a troca favorecendo a construção da autonomia no desenvolvimento de competências e habilidades. O jogo cooperativo no processo de aprendizagem tem como objetivo a percepção das relações em sociedade, permitindo uma reflexão e a transformação do condicionamento competitivo do ser humano em alternativas cooperativas na mediação de conflitos, dinâmica de grupo: processo de ensino e aprendizagem, tomada de decisão, trabalho em equipe, organização, criatividade, alteração constante de prioridade, resolução de problemas e desenvolvimento de várias habilidades exigidas no mercado de trabalho.
Ementa: Aprender a ensinar. Acolhimento – Condição para aprendizagem. Sala de aula – o ambiente de referência. Análise do cotidiano escolar por via do currículo oculto, da relação escola/família e das redes que se estabelecem em meio o tempo e o espaço da escola, na produção coletiva de um ambiente agradável.
Ementa: Noções sobre Pró-diagnóstico e Diagnóstico Psicopedagógico. Família e Dificuldades de aprendizagem . Prevenção do Fracasso Escolar numa Visão Psicopedagógica. Esboço de Intervenções Clínicas Terapêuticas para as Dificuldades de Aprendizagem. Diagnóstico do nível de aprendizagem. Escuta da Criança. Provas Piagetianas. Diferentes enfoques de avaliação diagnóstica. Hipóteses indicadoras das estratégias capazes de estabelecer uma intervenção que facilite uma vinculação adequada à aprendizagem.
Ementa: O estágio se configura em um trabalho de avaliação de uma criança das séries iniciais do Ensino Fundamental com queixa de dificuldades de aprendizagem e os atendimentos serão realizados no contra-turno, preferencialmente em salas destinadas para atendimento na FACESP ou na própria escola em que estagiar. O estágio pressupõe supervisão por parte dos docentes desta disciplina do Curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica e prevê, ainda, a elaboração de uma proposta de intervenção a ser sugerida aos professores, além de orientações à família e encaminhamentos, se necessário, sob a responsabilidade das estagiárias. O Acompanhamento e orientação dos alunos estagiários, visando o aprendizado e a atuação do acadêmico, com o objetivo de maximizar o desempenho profissional em torno da compreensão e manejo das diferentes situações da atuação preventiva e terapêutica na área psicopedagógica.
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.