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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Política e legislação Educacional Brasileira | 20h |
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas | 20h |
Educação Inclusiva | 20h |
Fundamentos Psicológicos da Educação | 20h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Psicopedagogia Clinica | 50h |
Neuropsicologia e Aprendizagem | 40h |
Psicopatologia da Aprendizagem | 40h |
Diagnóstico Psicopedagógico Clínico e institucional | 40h |
Avaliação Neuropsicopedagógicas | 40h |
Avaliação, Diagnóstico e Atendimento na Prática Clínica | 50h |
Intervenções Psicopedagógicas e Aprendizagem | 50h |
A importância do Lúdico no Processo de Diagnostico Psicopedagógico Clínico | 50h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 600h |
Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.
Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.
Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia e suas aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores
Ementa: O atendimento psicopedagógico. O método e a técnica na clinica psicopedagógica. O diagnóstico e a intervenção psicopedagógica. Fundamentação teórica do modelo de avaliação. A função terapêutica. O vinculo afetivo na aprendizagem e na educação. Os distúrbios de aprendizagem.
Ementa: Conceituação e evolução histórica; noções de funções cognitivas e seus comprometimentos: atenção, memória, linguagem, praxias, gnosias, funções executivas (abstração, cálculo, raciocínio lógico, planejamento, habilidades visuoconstrutivas) e inteligência. Síndromes demenciais. Tdah acidente vascular cerebral (avc). Traumatismo crânio-encefálico (tce). Afasias, agnosias, apraxias.
Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, o normal e patológico e distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos e suas consequências para a aprendizagem.
Ementa: Fundamentação teórica do modelo de avaliação para diagnóstico dos problemas de aprendizagem escolar e realização da avaliação da criança ou adolescente e de todo o contexto: social, familiar e escolar; avaliação dos aspectos dinâmicos e psicossociais de grupos e instituições em seus vínculos com o aprender, através de instrumentos AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICAS
Neste tema estudaremos o funcionamento do sistema nervoso e quais as implicações que comprometem a aprendizagem quando o mesmo apresenta prejuízo no seu funcionamento. As avaliações Neuropsicopedagógicas visam auxiliar os alunos a melhorarem suas estratégias de estudo, intervindo de modo precoce, objetivando dessa forma, um melhor desempenho.
Ementa: Neste tema estudaremos que os diagnósticos psicopedagógicos são formados de várias etapas que se distinguem pelos objetivos da investigação das queixas, que muitas vezes se origina de um distúrbio transtorno ou patologia.
Ementa: Técnicas para tratamento/intervenção de casos clínicos psicopedagógicos e processo de aprendizagem em grupo (fundamentos teóricos/técnicos; o grupo e as possibilidades de intervenção psicopedagógica, cultura de aprendizagem e trabalho cooperativo).
Ementa: Neste tema abordaremos a importância da ludicidade na psicopedagogia, identificando sua indispensável participação no diagnóstico psicopedagógico, como analise das dificuldades apresentadas através de avaliações e testes de prontidão.
Ementa: Atuação prática psicopedagógica supervisionada na Clínica a ser definida junto a IES, para propor diagnóstico de uma criança com base em uma queixa socializada pela família e/ou escola, com fins de estudo de caso.
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.