PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 20h
Fundamentos Psicológicos da Educação 20h

NÚCLEO 2 – PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Psicopedagogia Clinica 50h
Neuropsicologia e Aprendizagem 40h
Psicopatologia da Aprendizagem 40h
Diagnóstico Psicopedagógico Clínico e institucional 40h
Avaliação Neuropsicopedagógicas 40h
Avaliação, Diagnóstico e Atendimento na Prática Clínica 50h
Intervenções Psicopedagógicas e Aprendizagem 50h
A importância do Lúdico no Processo de Diagnostico Psicopedagógico Clínico 50h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 600h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia  e suas  aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores

 

PSICOPEDAGOGIA CLINICA

Ementa: O atendimento psicopedagógico. O método e a técnica na clinica psicopedagógica. O diagnóstico e a intervenção psicopedagógica. Fundamentação teórica do modelo de avaliação. A função terapêutica. O vinculo afetivo na aprendizagem e na educação. Os distúrbios de aprendizagem.

 

NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM

Ementa: Conceituação e evolução histórica; noções de funções cognitivas e seus comprometimentos: atenção, memória, linguagem, praxias, gnosias, funções executivas (abstração, cálculo, raciocínio lógico, planejamento, habilidades visuoconstrutivas) e inteligência. Síndromes demenciais. Tdah acidente vascular cerebral (avc). Traumatismo crânio-encefálico (tce). Afasias, agnosias, apraxias.

 

PSICOPATOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, o normal e patológico e distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos e suas consequências para a aprendizagem.

 

DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO E INSTITUCIONAL

Ementa: Fundamentação teórica do modelo de avaliação para diagnóstico dos problemas de aprendizagem escolar e realização da avaliação da criança ou adolescente e de todo o contexto: social, familiar e escolar; avaliação dos aspectos dinâmicos e psicossociais de grupos e instituições em seus vínculos com o aprender, através de instrumentos AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICAS

Neste tema estudaremos o funcionamento do sistema nervoso e quais as implicações que comprometem a aprendizagem quando o mesmo apresenta prejuízo no seu funcionamento. As avaliações Neuropsicopedagógicas visam auxiliar os alunos a melhorarem suas estratégias de estudo, intervindo de modo precoce, objetivando dessa forma, um melhor desempenho.

 

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ATENDIMENTO NA PRÁTICA CLÍNICA

Ementa: Neste tema estudaremos que os diagnósticos psicopedagógicos são formados de várias etapas que se distinguem pelos objetivos da investigação das queixas, que muitas vezes se origina de um distúrbio transtorno ou patologia.

 

INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM

Ementa: Técnicas para tratamento/intervenção de casos clínicos psicopedagógicos e processo de aprendizagem em grupo (fundamentos teóricos/técnicos; o grupo e as possibilidades de intervenção psicopedagógica, cultura de aprendizagem e trabalho cooperativo).

 

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE DIAGNOSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO

Ementa: Neste tema abordaremos a importância da ludicidade na psicopedagogia, identificando sua indispensável participação no diagnóstico psicopedagógico, como analise das dificuldades apresentadas através de avaliações e testes de prontidão.

 

ESTÁGIO CLÍNICO

Ementa: Atuação prática psicopedagógica supervisionada na Clínica a ser definida junto a IES, para propor diagnóstico de uma criança com base em uma queixa socializada pela família e/ou escola, com fins de estudo de caso.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.