PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM PSICOLOGIA INFANTIL



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 30h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 30h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia Aplicada 30h

NÚCLEO 2 – PSICOLOGIA INFANTIL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento Psicomotor 40h
Influências Sociais e de Aprendizagem no Desenvolvimento Infantil 40h
Psicologia e Políticas Públicas 40h
Psicopatologia 40h
Saúde Mental da Criança 40h
Transtornos Mentais que Afetam a Criança 50h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

METODOLOGIA APLICADA

Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.

 

BASES NEUROPSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Ementa: Neurociência e Psicomotricidade. Teoria Neuropsicológica de Luria. Ontogênese da motricidade, da mobilidade e da motilidade. Relação entre a Psicomotricidade e a significação neuropsicológica.
A importância da observação dos micros e macros movimentos. A práxis de Luria no processo da aprendizagem. Compreensão Neuropsicológica das expressões corporais e verbais. Regulação tônica nas funções sensoperceptomotoras. Desenvolvimento da criança: aspectos somáticos, afetivos, ambientais e sociais. Avaliação Psicomotora. Identificação dos níveis de desenvolvimento correlacionados à idade cronológica. Compreensão da estrutura corporal e suas possibilidades funcionais.

 

INFLUÊNCIAS SOCIAIS E DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Ementa: As influências sociais molda as experiências e influencia o desenvolvimento das crianças. Essa disciplina propõe entender a relação que existe entre o desenvolvimento das crianças e a sociedade, como essas influências sociais se manifestam e o efeito das diferenças sociais sobre as crianças. Comportamento; Desenvolvimento da criança; Infância; Relação sociocultural. Vigotski e o Processo de Desenvolvimento e Aprendizagem. O Desenvolvimento da Escrita na Criança. O papel dos educadores nos diferentes ambientes em que suas crianças interagem para assim compreender seu comportamento, suas ações, sua maneira de aprender e seu processo de desenvolvimento, bem como a influência que os mesmos exercem sobre ele. A escola, partindo do conhecimento de onde vivem (ambiente familiar e físico) e onde se situam (ambiente social e cultural) as crianças, define o seu ambiente educativo, de forma a contemplar todos os aspectos necessários a boa formação de seus alunos. A aprendizagem e sua influência no desenvolvimento infantil.

 

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Ementa: Psicologia e políticas públicas: problematizações e produção de conhecimento. Relações entre políticas públicas, Estado e sociedade civil. Sociabilidade e ação coletiva no âmbito das políticas públicas. Processos de formulação, administração e avaliação das políticas públicas: implicações com os modos de subjetivação.

 

PSICOPATOLOGIA

Psicopatologia: história, definições, modelos e abordagens. Psico(patho)logia, Psiquiatria e Antipsiquiatria. Análise crítica de concepções fundamentais: loucura, doença mental, normal e patológico. Principais síndromes, entidades nosológicas e as alterações das funções mentais. Avaliação e psicodiagnóstico. Promoção e prevenção da saúde mental.

 

SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA

Ementa: Perturbações mentais. Conflitos emocionais. Fatores condicionantes do bem-estar mental da criança: Fatores Ambientais, Emocionais (distúrbios) e Biológicos. Neurose, psicose e perversão na infância e adolescência (quadros ansiosos e depressivos, as formas de autismo e psicose); linhas de cuidado: Atenção básica(PSF); NASF- Matriciamento; CASi; equipes mínimas ou complementares; acolhimento e suporte às famílias; Intervenção a tempo.

 

TRANSTORNOS MENTAIS QUE AFETAM A CRIANÇA

Ementa: A disciplina pressupõe  a integração dos conhecimentos provenientes das teorias do desenvolvimento, dos sistemas familiares e psicanalítica  com os conhecimentos advindos da moderna psiquiatria biológica, no que tange principalmente a classificação diagnóstica e tratamento, possibilitando que o aluno de pós-graduação possa ter uma visão global dos principais transtornos mentais que afetam as crianças. Classificação diagnóstica em psiquiatria infantil. Retardo mental. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade. Transtornos de conduta e de oposição desafiante.  Transtornos de ansiedade. Transtornos do humor. Transtornos da alimentação. Transtornos da eliminação. Esquizofrenia infantil. Transtornos de tique.  Abuso e dependência a drogas. Abuso e negligência na infância. Uso de psicofármacos na infância.

 

UM ESTUDO SOBRE A PSICOLOGIA INFANTIL 

Ementa: Psicologia Infantil, estudo do comportamento infantil que inclui características físicas, cognitivas, motoras, lingüísticas, perceptivas, sociais e emocionais, desde o nascimento até a adolescência. As duas questões básicas para os psicólogos infantis são: determinar como as variáveis ambientais (o comportamento dos pais, por exemplo) e as características biológicas (as predisposições genéticas) interagem no comportamento e estudar como essas mudanças se relacionam e influem mutuamente.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.a