PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, DO DESENVOLVIMENTO E DA PERSONALIDADE



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia Aplicada 20h

NÚCLEO 2 – PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, DO DESENVOLVIMENTO E DA PERSONALIDADE

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Desenvolvimento de fala, linguagem e aprendizagem 40h
Desenvolvimento infantil 40h
Princípios sobre o Desenvolvimento para Freud, Piaget e Vigotsky 40h
Saúde Mental da Criança 40h
Aconselhamento Psicológico 40h
Sobre a Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade 40h
Teorias da Personalidade e do Temperamento 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

 
 

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
 
 
 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

 
Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.
 
 
 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 
Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.
 
 
 

METODOLOGIA APLICADA

 
Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.
 
 
 
 

DESENVOLVIMENTO DE FALA, LINGUAGEM E APRENDIZAGEM

 
Ementa: Apresentar a estrutura do desenvolvimento da linguagem e aprendizagem dando ênfase aos distúrbios relacionados ao desenvolvimento biopsicossocial. Desenvolvimento da Linguagem. Bases Biológicas da Linguagem. Linguagem e Epilepsia. Linguagem e autismo. Etiologia dos distúrbios da linguagem oral e escrita. Intervenção na criança com distúrbio da linguagem. Aprendizagem. Desenvolvimento normal. Dificuldades de aprendizagem da linguagem escrita na infância. Bases neurobiológicas. Dislexia. Dislexia e distúrbio da atenção/hiperatividade. Outras alterações da linguagem escrita - disgrafia e disortografia. Intervenções.
 
 
 

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 
Ementa: Perspectivas históricas do desenvolvimento e evolução dos conceitos sobre o desenvolvimento humano. Fatores que favorecem a evolução humana nas diversas etapas, nos aspectos cognitivos, afetivos, físicos, sociais, evidenciando a interfuncionalidade dos mesmos. Métodos de pesquisa e produção científica nesta área de produção do conhecimento. O processo de desenvolvimento e suas fases (gravidez, parto e puerpério, a primeira e segunda infância). Pesquisa em Desenvolvimento infantil.
 
 
 

PRINCÍPIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO PARA FREUD, PIAGET E VIGOTSKY

 
Ementa: O desenvolvimento humano segundo as principais teorias psicológicas. A natureza psicossocial do desenvolvimento. As dimensões cognitivas, afetivo-emocional e social do desenvolvimento e suas inter-relações. As relações entre desenvolvimento e aprendizagem. O desenvolvimento psicológico no contexto socioeducativo.
 
 
 

SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA

 
Ementa: Neurose, psicose e perversão na infância e adolescência (quadros ansiosos e depressivos, as formas de autismo e psicose); linhas de cuidado: Atenção básica(PSF); NASF- Matriciamento; CASi; equipes mínimas ou complementares; acolhimento e suporte às famílias; Intervenção a tempo.
 
 
 

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

 
Ementa: O que é Aconselhamento Psicológico; Sentir e Pensar: Estratégias de Sobrevivência; Pró-curando cuidar de si, do outro e do mundo. Quando o processo de ensino e aprendizagem é ameaçador. A sexualidade emergente em adolescentes com deficiências mentais. O Que é Ouvir. Projeto de Pesquisa: Educação Especial; Michel Foucault e o Controle dos Corpos. Melhorando a auto-estima usando os animais de poder; Identificando distúrbio de Déficits de Atenção. O aconselhamento psicológico segundo as teorias e suas técnicas; a psicanálise e o aconselhamento; abordagem centrada na pessoa; teoria do traço e fator; abordagem comportamental; aconselhamento familiar e infantil.
 
 
 

SOBRE A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, DO DESENVOLVIMENTO E DA PERSONALIDADE

 
Ementa: Visão geral da metapsicologia freudiana. Conceitos de pulsão, libido e sexualidade. Teoria das pulsões e fases do desenvolvimento psicossexual. Teoria das Identificações: narcisismo e complexo de Édipo.  Modelos de aparelho psíquico. Constituição da Personalidade. Personalidade Normal e Patológica. Fundamentos freudianos de uma Psicopatologia Psicanalítica. Modelo clássico de desenvolvimento da personalidade segundo a psicologia do ego. Questões contemporâneas sobre a teoria do desenvolvimento em psicanálise. História do conceito de personalidade. Os três grandes campos das teorias da personalidade: o comportamento, a consciência e o inconsciente. O ponto de vista comportamental / cognitivista. O ponto de vista existencial / fenomenológico. A abordagem psicanalítica – Freud, Escola Inglesa, Lacan. A abordagem analítica – Jung. Análise crítica de temas implicados com o campo da psicologia da personalidade. Premissas das abordagens psicanalíticas.
 
 
 

TEORIAS DA PERSONALIDADE E DO TEMPERAMENTO

 
Ementa: Análise histórica da conceitualização e das teorias da personalidade. Variáveis biológicas, ambientais e sociais que afetam o desenvolvimento da personalidade. Teorias da personalidade: psicanalítica, humanista, comportamental e existencial. Teorias da personalidade: análise crítico-comparativa. As abordagens de traços e fatoriais da personalidade. Tendências contemporâneas no estudo da personalidade. A conceituação de temperamento. Temperamento designa em psicologia um aspecto especial da personalidade: as particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento, principalmente ligadas aos "três As da personalidade": afetividade, atividade (excitação) e atenção.
 
 
 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).
 
 
 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

 
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.