PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM NEUROPSICOLOGIA



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 30h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 30h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia Aplicada 30h

NÚCLEO 2 – NEUROPSICOLOGIA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Neuropsicologia – Fundamentos Psicológicos e Neurociências 30h
Transtornos Neuropsicológicos e Intervenção 30h
Psicobiologia da Emoção e Motivação 30h
Avaliação e Diagnóstico em Neuropsicologia 30h
Neuropsicologia do Desenvolvimento e do Envelhecimento 30h
Neuropsicologia e Linguagem e Memória 30h
Tópicos Avançados em Neurociência Cognitiva e Comportamento 30h
Seminário de Pesquisa em Neurociência Cognitiva e Comportamento 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

METODOLOGIA APLICADA

Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.

 

 

NEUROPSICOLOGIA – FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS E NEUROCIÊNCIAS

Esta disciplina se propõe a apresentar os principais conceitos introdutórios da Ciência Neuropsicológica destacando seus fundamentos psicológicos e sua relação com as Neurociências. Nesta perspectiva serão priorizadas as principais contribuições das abordagens neuropsicológicas destacando os conceitos fundamentais da neuropsicologia: modularidade, dissociação, isomorfismo, sistemas funcionais, análise sindrômica, fatores neuropsicológicos, etc. A partir desta compreensão, serão investigados os fundamentos de neuroanatomia funcional: sistema nervoso central e periférico. A divisão funcional do cérebro: as três unidades funcionais lurianas e os fundamentos de psicologia histórico-cultural e como fundamentam a avaliação e intervenção em neuropsicologia: Vygotsky, Leontiev, Luria, Galperin, Elkonin e outros. Os conteúdos e metodologia adotados deverão permitir aos alunos conhecer e identificar a neuroanatomia funcional e sua relação com a intervenção neuropsicológica.

 

TRANSTORNOS NEUROPSICOLÓGICOS E INTERVENÇÃO

Ementa: Esta disciplina se propõe a Correlacionar os transtornos de aprendizagem e os transtornos invasivos do desenvolvimento com o funcionamento inadequado do cérebro e elaborar propostas de intervenção nos sistemas funcionais da leitura, da escrita, do cálculo, além de outros. Apresenta ainda os princípios neuropsicológicos. Corresponde ainda ao complexo conjunto de procedimentos e técnicas aplicados em busca de melhorar a qualidade funcional do paciente em seu cotidiano. Desta forma, esta disciplina visa oferecer ao aluno o conhecimento sobre os principais transtornos do desenvolvimento, corroborando com a capacidade de realizar avaliação funcional e intervenção neuropsicológica nos principais transtornos do neurodesenvolvimento.

 

PSICOBIOLOGIA DA EMOÇÃO E MOTIVAÇÃO.

Fundamentos psicobiológicos, evolutivos e comportamentais da emoção e motivação. Neurociência cognitiva da emoção e motivação. Teorias da emoção e da motivação. Sistemas neurais do processamento emocional e motivacional. Bases biológicas e sociais dos transtornos emocionais. Modelos teóricos e estudos atuais.

 

 

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO EM NEUROPSICOLOGIA

Ementa: Esta disciplina se propõe a apresentar a importância da Avaliação neuropsicológica das funções cognitivas e dos fatores neuropsicológicos, instrumentando o profissional a utilizar um método neuropsicológico ao elaborar inferências sobre o processo de avaliação, capacitando-os a uma interpretação cuidadosa dos resultados somada a análise da situação atual do sujeito e o contexto em que vive, a fim de sugerir diagnósticos e intervenções eficazes. . Desta forma, esta disciplina visa oferecer ao aluno a capacidade de utilizar Instrumentos de avaliação neuropsicológica. Instrumentos neuropsicológicos de avaliação da lesão cerebral, identificando os fatores neuropsicológicos e as funções cognitivas nas lesões cerebrais e nas doenças. Os conteúdos e metodologia adotados deverão permitir aos alunos realizar diagnóstico, prognóstico e intervenção neuropsicológica adequada e eficaz.

 

NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DO ENVELHECIMENTO

Ementa: Esta disciplina se propõe a compreender o desenvolvimento infantil e relacionar com o desenvolvimento do cérebro, identificando as idades psicológicas e suas relações com a teoria da atividade e com as neoformações, introduzindo o aluno no estudo do desenvolvimento das funções neuropsicológicas, nos sistemas cerebrais e suas correlações. Neste estudo, serão priorizadas as contribuições das neurociências, da psicologia do desenvolvimento e da neuropsicologia. As idéias de Vygotski que relaciona o desenvolvimento com a aprendizagem social serão estudadas identificando a construção das funções tipicamente humanas, corroboradas ainda pelas contribuições de Luria que apresenta os processos mentais como uma estrutura sistêmica formadas ao longo do desenvolvimento histórico do sujeito. Desta forma, esta disciplina visa oferecer ao aluno a capacidade de caracterizar os processos neuropsicológicos ao longo do desenvolvimento, compreendendo as alterações que podem ocorrer no processo do desenvolvimento e envelhecimento, podendo então, identificar as características das doenças neuropsicológicas e neurodegenerativas, compreendendo envelhecimento normal X envelhecimento patológico. Os conteúdos e metodologia adotados deverão permitir aos alunos conhecer o desenvolvimento das funções neuropsicológicas e suas relações com os sistemas cerebrais, oferecendo subsídios para a avaliação e intervenção neuropsicológica adequada e eficaz

 

NEUROPSICOLOGIA E LINGUAGEM  E MEMÓRIA

Ementa: Desenvolvimento de linguagem oral e escrita e dificuldades relacionadas. Modelos teóricos de compreensão da memória e dificuldades associadas.

 

TÓPICOS AVANÇADOS EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO

Ementa: Conteúdo variável focalizando temas contemporâneos no campo das neurociências cognitiva e comportamento.

 

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO

Ementa: A disciplina consiste em seminários realizados pelo professor-orientador, em conjunto com seu grupo de alunos, destinados ao embasamento e aprofundamento teórico e metodológico dos projetos de pesquisa em curso. O conteúdo será variável de acordo com os critérios de cada grupo de pesquisa.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.

 

 

AMPARO LEGAL

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

• Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25de setembro de 2008: Art. 1º

• Resolução n° 2, de 1º de julho de 2015: Art. 1º

• Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45

• Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.