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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Política e legislação Educacional Brasileira | 30h |
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas | 30h |
Educação Inclusiva | 30h |
Metodologia Aplicada | 30h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Neuropsicologia Fundamentos Psicológicos e Neurociências | 30h |
Transtornos Neuropsicológicos e Intervenção | 30h |
Psicobiologia da Emoção e Motivação | 30h |
Avaliação e Diagnóstico em Neuropsicologia | 30h |
Neuropsicologia do Desenvolvimento e do Envelhecimento | 30h |
Neuropsicologia e Linguagem e Memória | 30h |
Tópicos Avançados em Neurociência Cognitiva e Comportamento | 30h |
Seminário de Pesquisa em Neurociência Cognitiva e Comportamento | 40h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 450h |
Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.
Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.
Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.
Esta disciplina se propõe a apresentar os principais conceitos introdutórios da Ciência Neuropsicológica destacando seus fundamentos psicológicos e sua relação com as Neurociências. Nesta perspectiva serão priorizadas as principais contribuições das abordagens neuropsicológicas destacando os conceitos fundamentais da neuropsicologia: modularidade, dissociação, isomorfismo, sistemas funcionais, análise sindrômica, fatores neuropsicológicos, etc. A partir desta compreensão, serão investigados os fundamentos de neuroanatomia funcional: sistema nervoso central e periférico. A divisão funcional do cérebro: as três unidades funcionais lurianas e os fundamentos de psicologia histórico-cultural e como fundamentam a avaliação e intervenção em neuropsicologia: Vygotsky, Leontiev, Luria, Galperin, Elkonin e outros. Os conteúdos e metodologia adotados deverão permitir aos alunos conhecer e identificar a neuroanatomia funcional e sua relação com a intervenção neuropsicológica.
Ementa: Esta disciplina se propõe a Correlacionar os transtornos de aprendizagem e os transtornos invasivos do desenvolvimento com o funcionamento inadequado do cérebro e elaborar propostas de intervenção nos sistemas funcionais da leitura, da escrita, do cálculo, além de outros. Apresenta ainda os princípios neuropsicológicos. Corresponde ainda ao complexo conjunto de procedimentos e técnicas aplicados em busca de melhorar a qualidade funcional do paciente em seu cotidiano. Desta forma, esta disciplina visa oferecer ao aluno o conhecimento sobre os principais transtornos do desenvolvimento, corroborando com a capacidade de realizar avaliação funcional e intervenção neuropsicológica nos principais transtornos do neurodesenvolvimento.
Fundamentos psicobiológicos, evolutivos e comportamentais da emoção e motivação. Neurociência cognitiva da emoção e motivação. Teorias da emoção e da motivação. Sistemas neurais do processamento emocional e motivacional. Bases biológicas e sociais dos transtornos emocionais. Modelos teóricos e estudos atuais.
Ementa: Esta disciplina se propõe a apresentar a importância da Avaliação neuropsicológica das funções cognitivas e dos fatores neuropsicológicos, instrumentando o profissional a utilizar um método neuropsicológico ao elaborar inferências sobre o processo de avaliação, capacitando-os a uma interpretação cuidadosa dos resultados somada a análise da situação atual do sujeito e o contexto em que vive, a fim de sugerir diagnósticos e intervenções eficazes. . Desta forma, esta disciplina visa oferecer ao aluno a capacidade de utilizar Instrumentos de avaliação neuropsicológica. Instrumentos neuropsicológicos de avaliação da lesão cerebral, identificando os fatores neuropsicológicos e as funções cognitivas nas lesões cerebrais e nas doenças. Os conteúdos e metodologia adotados deverão permitir aos alunos realizar diagnóstico, prognóstico e intervenção neuropsicológica adequada e eficaz.
Ementa: Esta disciplina se propõe a compreender o desenvolvimento infantil e relacionar com o desenvolvimento do cérebro, identificando as idades psicológicas e suas relações com a teoria da atividade e com as neoformações, introduzindo o aluno no estudo do desenvolvimento das funções neuropsicológicas, nos sistemas cerebrais e suas correlações. Neste estudo, serão priorizadas as contribuições das neurociências, da psicologia do desenvolvimento e da neuropsicologia. As idéias de Vygotski que relaciona o desenvolvimento com a aprendizagem social serão estudadas identificando a construção das funções tipicamente humanas, corroboradas ainda pelas contribuições de Luria que apresenta os processos mentais como uma estrutura sistêmica formadas ao longo do desenvolvimento histórico do sujeito. Desta forma, esta disciplina visa oferecer ao aluno a capacidade de caracterizar os processos neuropsicológicos ao longo do desenvolvimento, compreendendo as alterações que podem ocorrer no processo do desenvolvimento e envelhecimento, podendo então, identificar as características das doenças neuropsicológicas e neurodegenerativas, compreendendo envelhecimento normal X envelhecimento patológico. Os conteúdos e metodologia adotados deverão permitir aos alunos conhecer o desenvolvimento das funções neuropsicológicas e suas relações com os sistemas cerebrais, oferecendo subsídios para a avaliação e intervenção neuropsicológica adequada e eficaz
Ementa: Desenvolvimento de linguagem oral e escrita e dificuldades relacionadas. Modelos teóricos de compreensão da memória e dificuldades associadas.
Ementa: Conteúdo variável focalizando temas contemporâneos no campo das neurociências cognitiva e comportamento.
Ementa: A disciplina consiste em seminários realizados pelo professor-orientador, em conjunto com seu grupo de alunos, destinados ao embasamento e aprofundamento teórico e metodológico dos projetos de pesquisa em curso. O conteúdo será variável de acordo com os critérios de cada grupo de pesquisa.
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.