PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 20h
Metodologia Aplicada 20h
Docência do Ensino Superior 20h

NÚCLEO 2 – METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Fundamentos da didática da matemática 30h
Conteúdos da matemática sob a relação aprendizagem-ensino nos anos iniciais de escolarização 30h
Aspectos metodológicos da matemática de educação básica 30h
Novas tecnologia da informação e comunicação aplicada à educação matemática 30h
Matemática nas séries iniciais 30h
Tendências atuais do ensino e aprendizagem de matemática e os pcns 30h
Tópicos especiais de matemática 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 30h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 390h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

METODOLOGIA APLICADA

Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.

 

 

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Ementa: A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.

 

FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

Ementa: Estudos de modelos e teorias para análise dos fenômenos de ensino e aprendizagem da matemática em ambiente didático. Investigação dos fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem matemática e o estudo de condições que favorecem a sua aquisição pelos alunos. Planejamento e avaliação no ensino da matemática.

 

CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA SOB A RELAÇÃO APRENDIZAGEM-ENSINO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO

Ementa: Estudo de conteúdos fundamentais da matemática referente aos anos iniciais do ensino fundamental, em perspectiva atual, baseados em estudos e pesquisas da área da Educação Matemática. Os conteúdos devem ser considerados na perspectiva da construção matemática intra/interdisciplinar, pautada em referenciais teóricos e epistemológicos dessa disciplina (matemática) que apreciam, de forma simultânea, relações didáticas para o ensino em coerência com o público-alvo da aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental.

 

ASPECTOS METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Ementa: Estudo teórico e metodológico relativo ao ensino da Matemática. Importância do saber matemático na prática social e o seu ensino. Aprendizagem matemática através de situações didáticas. Relação da práxis educativa com o ensino da Matemática. Seqüências de ensino e aprendizagem. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem matemática e das competências didáticas. Proposta de ensino da Matemática. Discussão sobre finalidades e objetivos do ensino de Aritmética, Álgebra e Geometria no Ensino Básico. Aspectos Metodológicos para o ensino de Aritmética, Álgebra e Geometria no Ensino Básico. Construção, uso e experimentação de materiais pedagógicos para ensino de Aritmética, Álgebra e Geometria no Ensino Básico.

 

NOVAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Ementa: Aprendizagem de novas tecnologias de informação e comunicação no ensino da Matemática. Uso das diferentes linguagens tecnológicas no ensino da Matemática. Softwares matemáticos e suas implicações no ensino da Matemática. O computador e o uso da tecnologia em Matemática. Seqüências didáticas envolvendo um software matemático educacional. O uso da calculadora no ensino de matemática. Planilhas eletrônicas. Ambientes gráficos. Ambientes de geometria dinâmica. Sistemas de computação algébrica. Pesquisas eletrônicas, processadores de texto e hipertexto. Critérios para seleção de recursos computacionais no ensino de matemática.

 

MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Ementa: Introdução. Breve história da matemática. Recursos didáticos e avaliação. Os jogos matemáticos. A resolução de problemas. A geometria pelos sólidos geométricos e pelo tangran. O material dourado. Introduzindo a fração.

 

TENDÊNCIAS ATUAIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E OS PCNS

Ementa: História da Matemática; A Matemática e as Novas Tecnologias; Etnomatemática; Modelagem Matemática; Resolução de Problemas, Investigação Matemática e PCN´S.

 

TÓPICOS ESPECIAIS DE MATEMÁTICA

Ementa:  Conceitos, demonstrações, propriedades, técnicas e teoremas da Matemática (aritmética, geometria, medidas, estatística e probabilidade) associadas ao Ensino Fundamental. Lógica do raciocínio na Matemática. Lógica proposicional. Lógica de predicados. Conceitos, demonstrações, propriedades, técnicas e teoremas da Matemática (aritmética, geometria, álgebra, cálculo, medidas, estatística e probabilidade) associadas ao Ensino Médio.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.