PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 30h
Fundamentos Psicológicos da Educação 20h

NÚCLEO 2 – METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Novas tendências no ensino da língua portuguesa 40h
Avaliação da aprendizagem no ensino da língua portuguesa 40h
Português - Conteúdos e Métodos 40h
Ensino e aprendizagem da língua materna 40h
Sociolinguística 40h
Leitura e Produção de Textos: Gêneros Textuais 40h
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

 

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia  e suas  aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores

 

NOVAS TENDENCIAS NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

Ementa: Apresentar as atuais linhas do ensino da Língua Portuguesa no Brasil mostrando aulas que partem de exemplos particulares para o geral e enfocando os seguintes aspectos: A história da Língua Portuguesa. O desenvolvimento cognitivo dos alunos; As aplicações da Língua Portuguesa no cotidiano; Tópicos especiais.

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

Ementa: Contexto político e social do processo ensino-aprendizagem. Estudo da avaliação nas diferentes concepções pedagógicas. Análise de propostas alternativas de avaliação da aprendizagem. Elaboração de técnicas e instrumentos a serem utilizados na Escola de ensino fundamental e médio, em consonância com os princípios fundamentais da avaliação.

 

PORTUGUÊS - CONTEÚDOS E MÉTODOS

Ementa: Aspectos sociais e políticos da alfabetização. Perspectiva histórica da alfabetização. O desenvolvimento cognitivo e a prática para alfabetização. Psicogênese da linguagem escrita. Análise do programa de ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. Escrita. Ortografia gramática. Linguagem oral. Leitura. Produção de texto. Análise crítica e aspectos metodológicos.

 

ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA

Ementa: O português do Brasil: historia externa e historia interna. indianismos e africanismos. influencias estrangeiras no português contemporâneo. o português do Brasil dentro do mundo expressão portuguesa. situação dialetal do Brasil contemporâneo: tendências unificadoras e diversificadoras. usos literários.

 

SOCIOLINGÜÍSTICA

Ementa: Gêneros textuais e modalidades escrita e falada da língua. Aspectos sociocognitivos, linguísticos e discursivos da variação. Metodologia da pesquisa sociolinguística. Estudo de questões teóricas e metodológicas vinculadas à relação língua e sociedade. Heterogeneidade linguística. Preconceito linguístico. Regra variável (variável-variantes). Condicionamentos linguísticos e extralinguísticos. Mudança linguística. Pesquisa de campo (coleta e análise de dados). Análise quantitativa. Sociolinguística e ensino de língua. Política linguística.

 

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: GÊNEROS TEXTUAIS

Ementa: A linguística textual no Brasil. Conceitos e escopo da noção de texto. Fatores pragmáticos da textualidade. Gêneros textuais e tipologia do texto. Modos de organizações do discurso. A pragmática linguística. Mecanismos enunciativos e modalização. Leitura e produção de textos na sala de aula: a formação do produtor/leitor. A dinâmica das atividades de produção e as modalidades de avaliação de textosElementos envolvidos na leitura. Orientação argumentativa. Conceitos e funcionalidade dos gêneros textuais.

 

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O aparelho fonador e os sons da Língua Portuguesa como instrumento para a prática pedagógica na educação básica. Conceitos básicos de fonética e fonologia e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Processos fonológicos da Língua Portuguesa a partir do contexto da sala de aula. Elementos básicos de descrição fonética e técnicas de análise fonológica no contexto do ensino da Língua Materna na Educação Básica.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.