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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Política e legislação Educacional Brasileira | 30h |
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas | 30h |
Educação Inclusiva | 30h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Teoria da História | 40h |
Historiografia e o Ensino de História | 40h |
História, Educação e Diversidade | 40h |
América portuguesa: Estruturas e Dinâmicas Sociais | 40h |
Brasil: da República Velha ao Vanguardismo de 1960 | 40h |
Brasil: do Golpe de 64 a “Nova” Democracia Brasileira | 40h |
Seminário de Pesquisa em História | 40h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 450h |
Ementa: Fundamentos históricos legais, técnicos e administrativos do ensino no Brasil. Histórico da legislação educacional brasileira – o contexto e o conteúdo das principais leis educacionais. A educação nas constituições. A Lei de diretrizes e base da educação nacional. A Legislação estadual e municipal de ensino. O Sistema escolar brasileiro e sua estrutura administrativa. Currículo escolar, parâmetros curriculares nacionais. Planos Nacional, estadual e municipal de educação. O Educador e a legislação educacional.
Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.
Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.
Ementa: Os diferentes regimes de historicidade. O projeto iluminista e a escrita da História. Debates teóricos relacionados às principais vertentes historiográficas do século XX (a nova história francesa, a influência foucaultiana, o marxismo britânico e a micro-história italiana). A "crise" do paradigma da ciência moderna e seu impacto sobre o conhecimento histórico. Tendências historiográficas contemporâneas, principais aproximações e diferenças, avanços e impasses em cada uma delas.
Ementa: Os caminhos para cumprir com as exigências do fazer científico em história. A pesquisa como suporte metodológico auxiliar ao seu fazer docente. Metodologias na realização da pesquisa em História.
Ementa: A trajetória do ensino de História na escola básica no Brasil e as relações entre o ensino de História e a produção historiográfica. O saber acadêmico, o saber escolar e o caráter político e cultural. As opções conceituais e metodológicas das abordagens históricas no currículo escolar.
Ementa: Educação e Diversidade. Especificidades e contribuições culturais. Discussão política e social grupos indígenas e afro-brasileiros do/no Nordeste.
Ementa: Estruturas e dinâmicas sociais na colônia. Instituições, formas e ação políticas na colônia. Fontes para a História Colonial: documentos textuais e documentos imagéticos. Interpretações historiográficas.
Ementa: Estruturas e dinâmicas de exclusão social e política a partir das variáveis classe, raça e gênero. A Era Vargas (1930-1945): projeto autoritário, reconstrução do Estado nacional e suas contradições Intelectuais e “brasilidade moderna”: do Modernismo ao Estado Novo. Democracia, “populismo” ou política de massas: a “República de 46”. Cultura e engajamento nos anos 1950 e 1960: nacionalismo e vanguardas. Debates historiográficos.
Ementa: A Crise política e Golpe de Estado. A construção do regime militar brasileiro. A resistência ao regime militar: memória e história sobre a “resistência democrática” entre a luta armada e os novos movimentos sociais dos anos 1970. - A resistência ao regime militar e a cultura. A nova democracia brasileira e suas contradições
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.