PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM GESTÃO ESTRATÉGICA, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Gestão estratégica de pessoas 30h
Comportamento organizacional 30h
Filosofia e ética na administração 30h

NÚCLEO 2 – GESTÃO ESTRATÉGICA, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Inovação Tecnológica: Novas Formas de Gestão e Competitividade no Brasil e no Mundo 40h
Planejamento Administrativo 40h
Comportamento Organizacional 40h
Pedagogia Empresarial: o Processo Educativo na Empresa 40h
Gerência de Projetos 40h
Gestão do Conhecimento 40h
Gestão da Tecnologia e Inovação 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

FILOSOFIA E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

Ementa: Conceituação e divisão da Filosofia. Abordagem histórica da reflexão filosófica sobre o homem. A evolução da reflexão sobre o Homem a partir do século XIX, com base na leitura de alguns dos principais representantes da filosofia contemporânea. A Filosofia e a constituição das ciências modernas. O desenvolvimento do espírito crítico e a progressiva constituição de disciplinas racionais. A elaboração da metodologia: da dialética à lógica. A constituição do homem moderno. A conquista da autonomia: Descartes e Kant. Reflexões filosóficas e científicas sobre ética e moral. A profissão e o Homem. Ética e o trabalho.  A Ética e sua problemática nas organizações. Ética e o profissional de Administração.

 

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ementa: Modelos de colaboração e estilos de gestão. Cultura de excelência e Liderança. Variáveis que afetam o  comportamento organizacional. O papel e os desafios do gestor. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Tomada de decisão em administração. Equipes de alto desempenho.

 

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Ementa: O planejamento de recursos humanos; A gestão de pessoas – uma perspectiva estrutural, integrada e instrumental: subprocesso: a estruturação do trabalho – modelos de gestão por pontos; A mobilidade de pessoas: a gestão de carreiras; Mobilidade de pessoas – recrutamento, seleção e demissão; A gestão do desempenho no trabalho; A gestão da capacitação – treinamento, desenvolvimento e aprendizagem; A gestão das recompensas –remuneração e benefícios; A gestão do conhecimento na gestão de pessoas; Relações profissionais e qualidade de vida no trabalho.

 

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: NOVAS FORMAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE NO BRASIL E NO MUNDO

Ementa: Pós-Fordismo e o Modelo Japonês; O Modelo Japonês Revisitado; Tecnologias da Informação: A Sociedade em Transformação; Sistemas de Inovação Como Fator de Competitividade; Inovação na Era do Conhecimento; Visões Sobre as Mudanças do Trabalho no Brasil.

 

PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO

Ementa: Conceitos e tipos de planejamento. O planejamento como processo administrativo. Análise do ambiente organizacional. A formulação e a implementação do planejamento empresarial. O pensamento estratégico: O planejamento empresarial e a formulação de estratégias. Controle e avaliação do planejamento. A avaliação das políticas empresariais vigentes.

 

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ementa: Comportamento organizacional: história, importância e dimensão; dinâmica organizacional; concepções sobre o trabalho; o individuo; percepção e tomada de decisão; motivação; grupos; "feedback"; comunicação; conflito; liderança; a organização; clima organizacional.

 

PEDAGOGIA EMPRESARIAL: O PROCESSO EDUCATIVO NA EMPRESA

Ementa: Principais elementos para desenvolver conhecimentos sobre as habilidades pessoais e em equipe, bem como conhecer todos os procedimentos educacionais que envolvem desde a liderança até a manutenção e produção das empresas.

 

GERÊNCIA DE PROJETOS

Ementa: Gerencia de projeto; função do gerente; competências; ciclo de projetos; organização de trabalho; PMBOK; metodologias de gerenciamento de projetos; governança em TI; COBIT; padrão CMMI; normas de qualidade para desenvolvimento e comercialização de software.

 

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Ementa: Conhecimento. Sociedade do Conhecimento. Modelos Atuais de Gestão nas Organizações do Conhecimento. Gestão do Conhecimento. Práticas de Gestão interligadas com a Gestão do Conhecimento. Conhecimento Estratégico. Gestão do Conhecimento Estratégico. Tecnologias de Informação aplicadas a Gestão do Conhecimento. Práticas de Gestão que processam e tratam da Informação e Conhecimento. Uso tecnologia da informação na Disseminação do Conhecimento. Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Gerenciamento Eletrônico de Conhecimento. Certificação Digital.

 

GESTÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Ementa: Inovação na Era da Informação; Conceitos básicos; Ciência e Tecnologia, Inovação e Invenção, Criatividade e Inovação; Tipos de Tecnologia; Classificação das Tecnologias; Classificação da Inovação; Modelos de Inovação; Condicionantes da Inovação; Gestão da Inovação Tecnológica: Conceitos; Elementos; Aspectos Organizacionais e de Recursos Humanos em Empresas Inovadoras; Estratégias de Escolha Tecnológica.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.