PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM GESTÃO EDUCACIONAL



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 30h
Fundamentos Psicológicos da Educação 20h

NÚCLEO 2 – GESTÃO EDUCACIONAL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Currículo Escolar, Planejamento e Avaliação na Educação Básica 40h
Direito e Educação na Gestão Escolar 40h
Princípios da Administração Aplicados à Gestão Escolar 40h
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 40h
Políticas Públicas e Currículo escolar na Educação Especial 40h
Ética, Educação e Sociedade No Século XXI 40h
Liderança, Gerenciamento e Gestão de Pessoas 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia  e suas  aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores

 

CURRÍCULO ESCOLAR, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ementa: A gestão pedagógica na escola a partir dos processos culturais, das políticas e práticas curriculares, do planejamento e organização num sistema integrado de ensino e dos pressupostos teórico-metodológicos sobre a avaliação na educação básica. Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula.

 

DIREITO E EDUCAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR

Ementa: Fundamentos da ciência jurídica. Direito como fenômeno sociocultural. Direito Público e Direito Privado. Normas Jurídicas. Conceitos fundamentais de Direito e conceitos de Direito aplicados à Educação. A Educação na Constituição Federal de 1988. Organização do Estado. Separação dos Poderes. Eficácia da lei no espaço e no tempo.

 

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À GESTÃO ESCOLAR

Ementa: Introdução ao planejamento. Organização, Direção e Controle. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Conceitos de estratégia e gestão educacional. Entendimento de cenários e ambientes. Análise ambiental externa e fatores internos: pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

Ementa: Fundamentos históricos legais, técnicos e administrativos do ensino no Brasil. Histórico da legislação educacional brasileira – o contexto e o conteúdo das principais leis educacionais.  A educação nas constituições. A Lei de diretrizes e base da educação nacional. A Legislação estadual e municipal de ensino. O Sistema escolar brasileiro e sua estrutura administrativa. Currículo escolar, parâmetros curriculares nacionais. Planos Nacional, estadual e municipal de educação.   O Educador e a legislação educacional.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ementa: Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada / integração / inclusão. Valorizar as diversidades. culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao Currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva.

 

ÉTICA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO SÉCULO XXI

Ementa: Conceitualização de ética, educação e sociedade. Ética x Moral no âmbito escolar/profissional. Importância da ética nas relações escolares/profissionais. Justiça e igualdade social. Utilitarismo no século XXI e responsabilidade social. Cidadania e os processos de exclusão. Ética política e a sociedade brasileira.

 

LIDERANÇA, GERENCIAMENTO E GESTÃO DE PESSOAS

Ementa: Entendendo a Organização como um Sistema: Pensamento sistêmico do líder – A organização como um sistema aberto – Características de um sistema aberto – Sistemas existentes na organização – Como desenvolver líderes com visão estratégica. Liderança e Gestão de Pessoas: Conceitos e Estilos de liderança – Escolha do perfil de liderança – O novo papel do RH – Transformando o líder em um gestor de pessoas – Liderando pessoas estrategicamente – Desenvolvendo competências através da Liderança Situacional – Como liderar pessoas com maturidades diferentes – Como lidar com líderes informais negativos – Administração de Conflitos. O que é ser chefe: conceitos e definições – Tipos de Chefia: Legal, de Fato, Legal e de Fato – Como ser um bom Chefe – Chefe ou Líder? 

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.