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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Política e legislação Educacional Brasileira | 20h |
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas | 20h |
Educação Inclusiva | 30h |
Fundamentos Psicológicos da Educação | 20h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Currículo Escolar, Planejamento e Avaliação na Educação Básica | 40h |
Direito e Educação na Gestão Escolar | 40h |
Princípios da Administração Aplicados à Gestão Escolar | 40h |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 40h |
Políticas Públicas e Currículo escolar na Educação Especial | 40h |
Ética, Educação e Sociedade No Século XXI | 40h |
Liderança, Gerenciamento e Gestão de Pessoas | 40h |
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DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 450h |
Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.
Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.
Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia e suas aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores
Ementa: A gestão pedagógica na escola a partir dos processos culturais, das políticas e práticas curriculares, do planejamento e organização num sistema integrado de ensino e dos pressupostos teórico-metodológicos sobre a avaliação na educação básica. Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula.
Ementa: Fundamentos da ciência jurídica. Direito como fenômeno sociocultural. Direito Público e Direito Privado. Normas Jurídicas. Conceitos fundamentais de Direito e conceitos de Direito aplicados à Educação. A Educação na Constituição Federal de 1988. Organização do Estado. Separação dos Poderes. Eficácia da lei no espaço e no tempo.
Ementa: Introdução ao planejamento. Organização, Direção e Controle. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Conceitos de estratégia e gestão educacional. Entendimento de cenários e ambientes. Análise ambiental externa e fatores internos: pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.
Ementa: Fundamentos históricos legais, técnicos e administrativos do ensino no Brasil. Histórico da legislação educacional brasileira – o contexto e o conteúdo das principais leis educacionais. A educação nas constituições. A Lei de diretrizes e base da educação nacional. A Legislação estadual e municipal de ensino. O Sistema escolar brasileiro e sua estrutura administrativa. Currículo escolar, parâmetros curriculares nacionais. Planos Nacional, estadual e municipal de educação. O Educador e a legislação educacional.
Ementa: Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada / integração / inclusão. Valorizar as diversidades. culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao Currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva.
Ementa: Conceitualização de ética, educação e sociedade. Ética x Moral no âmbito escolar/profissional. Importância da ética nas relações escolares/profissionais. Justiça e igualdade social. Utilitarismo no século XXI e responsabilidade social. Cidadania e os processos de exclusão. Ética política e a sociedade brasileira.
Ementa: Entendendo a Organização como um Sistema: Pensamento sistêmico do líder – A organização como um sistema aberto – Características de um sistema aberto – Sistemas existentes na organização – Como desenvolver líderes com visão estratégica. Liderança e Gestão de Pessoas: Conceitos e Estilos de liderança – Escolha do perfil de liderança – O novo papel do RH – Transformando o líder em um gestor de pessoas – Liderando pessoas estrategicamente – Desenvolvendo competências através da Liderança Situacional – Como liderar pessoas com maturidades diferentes – Como lidar com líderes informais negativos – Administração de Conflitos. O que é ser chefe: conceitos e definições – Tipos de Chefia: Legal, de Fato, Legal e de Fato – Como ser um bom Chefe – Chefe ou Líder?
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.