PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM LIBRAS



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 30h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 30h
Fundamentos da Libras 30h

NÚCLEO 2 – EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Fundamentos da Libras 30h
Fundamentos Históricos da Surdez e do Surdo 30h
Noções de Escrita de Sinais 30h
Básico da Língua de Sinais 30h
Intermediário de Libras 30h
Avançado de Libras 30h
Deficiência Auditiva/Surdez: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 30h
Novas tecnologias em ensino de libras 30h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 30h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 30h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:
 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA 

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.


EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.


FUNDAMENTOS DA LIBRAS

Os surdos no mundo. Considerações sobre os surdos. Educação inclusiva. O intérprete de LIBRAS. Escrita de LIBRAS – Signwriting. Os parâmetros da língua de sinais: a dactilologia, a orientação espacial, expressão gestual, a expressão facial e corporal. História da linguagem de sinais. Características próprias das línguas de sinais.


FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA SURDEZ E DO SURDO

Ementa: A Educação como processo social na comunidade em geral. História da educação de surdos.  Sociedade,  cultura e educação de surdos no Brasil.  As  identidades surdas multifacetadas  e multiculturais.  Modelos educacionais  na educação de surdos.  Os movimentos surdos locais, nacionais e internacionais.


NOÇÕES DE ESCRITA DE SINAIS

Ementa: Aprofundamento de estudos sobre processo de aprendizagem da leitura e escrita de sinais. Alternativas didático-pedagógicas para o ensino da escrita de sinais conforme a faixa etária dos alunos: infantil, juvenil e adulta. Produção de textos escritos em língua de sinais.


BÁSICO DA LÍNGUA DE SINAIS

Libras, sua importância como primeira língua ao povo surdo. A declaração de Salamanca: direito de educação para todos, em especial ao respeito às peculiaridades das pessoas com necessidades especiais. A importância do intérprete de LIBRAS. A oficialização de LIBRAS pela comunidade surda no Brasil: mudança de paradigmas (da visão clínica-patológica à cultura surda). Numerais./

 

INTERMEDIÁRIO DE LIBRAS

Funções da linguagem. Funções da LIBRAS, Por que “língua” e não “linguagem” de sinais. História da LIBRAS. Estrutura linguística da LIBRAS. Estrutura morfológica da LIBRAS. Formação de palavras em LIBRAS. As classes gramaticais das palavras em LIBRAS: substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, numerais, artigos. Tipos de verbos da LIBRAS. Flexão das palavras em LIBRAS. Aspectos semântico das palavras em LIBRAS. Sinais icônicos e sinais arbitrários em LIBRAS./

 

AVANÇADO DE LIBRAS

Histórico da língua portuguesa. Língua portuguesa e LIBRAS: a educação bilíngue para surdos. Ouvinte X Surdo: um jeito de ser. Literatura surda. Língua portuguesa em LIBRAS: aspectos linguísticos e semânticos. Fonologia em LIBRAS. Estrutura Sintática.

 

DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES

Deficiência auditiva: histórico. Educação de surdos no Brasil. Conceituação de deficiência auditiva. Tipos de surdez. Principais tipos de distúrbios auditivos. Causas da deficiência auditiva. O desenvolvimento da linguagem. A linguagem e o pensamento segundo Vygotsky. Piaget e Vygotsky e o desenvolvimento da linguagem. Aparelho auditivo. Benefícios que o aparelho auditivo traz ao usuário. Educação de surdos de acordo com Vygotsky e Skiliar. Processo de construção da alfabetização da criança surda. A declaração de Salamanca e a inclusão dos surdos na escola. Metodologia de trabalho com a criança surda. Avaliação da aprendizagem. Avaliação de texto elaborado pelo aluno surdo.

 

NOVAS TECNOLOGIAS EM ENSINO DE LIBRAS

Ementa: A utilização do vídeo, da videoconferência, da Internet, das redes e multimídia na educação de surdos. Softwares disponíveis específicos para surdos.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.