PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM GEOGRAFIA DO TURISMO



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 30h

NÚCLEO 2 – GEOGRAFIA DO TURISMO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Turismo e ambiente 30h
Educação ambiental e turismo 24h
Ecoturismo 30h
História do turismo 24h
Avaliação de impactos ambientais e o turismo 30h
Turismo, globalização e econômia 30h
Paisagem e turismo 30h
Turismo e apreciação estética 34h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

TURISMO E AMBIENTE

Ementa: O impacto do turismo no ambiente natural. Educação Ambiental. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. Análise do Turismo, em suas diversas modalidades, para o planejamento e execução de atividades. Revitalização ativa: Turismo como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Desenvolvimento Sustentado. Planejamento Ambiental. Impacto Ambiental. Conservação e valorização ambiental.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO

Ementa: Análise histórica dos principais movimentos de educação ambiental. Princípios e objetivos da educação ambiental. Educação ambiental formal e não-formal. Educação Ambiental e ecoturismo. Atividades práticas de educação ambiental. Aspectos gerais do turismo enfatizando sua evolução e conceitos principais; Os principais campos do estudo do Turismo; Termos técnicos utilizados no turismo. O produto turístico características e componentes. Aspectos sociais e culturais do turismo; Fatores de motivação do turista e os tipos de turistas; Componentes e serviços da atividade turística. Impactos negativos e positivos resultantes da atividade turística; O turismo e a Globalização. Turismo sustentável e meio ambiente.

 

ECOTURISMO

Ementa: Turismo de Aventura, Conservação e preservação do meio ambiente. Turismo e Patrimônio Natural e Cultural. Patrimônio e Interpretação. A Diversidade Natural e Cultural do Brasil e o Turismo. os aportes teóricos conceituais do Ecoturismo: atividades turísticas em áreas verdes: Ecoturismo/Turismo Ecológico, Turismo rural/Agroturismo, Turismo Verde/ Turismo de Aventura. Relação Turismo, Sociedade e Natureza: aproveitamento turístico de atributos naturais e culturais; Impactos socioambientais do turismo; Turismo Sustentável e Turismo de Base Local. Turismo em áreas naturais protegidas: Unidades de Conservação e Turismo. Planejamento Ecoturístico.

 

HISTÓRIA DO TURISMO

Ementa: A disciplina examina as transformações ocorridas no mundo contemporâneo com a consolidação e aperfeiçoamento do capitalismo, analisando o desenvolvimento histórico do turismo nesse contexto.

 

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E O TURISMO

Ementa: Conceitos e definições. Histórico da Avaliação de Impacto Ambiental. AIA no Brasil: aspectos históricos, institucionais e jurídicos. Etapas e metodologias de avaliação de impactos ambientais. Estudos ambientais. Licenciamento ambiental de atividades turísticas. Estudos de Casos.

 

TURISMO, GLOBALIZAÇÃO E ECONÔMIA

Ementa: A sociedade pós-moderna e o turismo. Desenvolvimento do turismo no mercado global. Influências dos processos de globalização no turismo. Economia da experiência e turismo. Tendências do turismo internacional e estratégias de marketing: o caso do Brasil. Desenvolvimento do capitalismo ocidental e o turismo: da industrialização à globalização pós-industrial. Turismo e globalização: dinâmicas da globalização no turismo

 

PAISAGEM E TURISMO

A geografia do Turismo: Região e paisagem. A expansão dos serviços e a função Turística. O Turismo e a globalização. O Meio Ambiente e as escalas. O Turismo e o consumo do território. Planejamento e comunidades locais. Geografia, Tempo e Turismo. O Turismo no Brasil. O território, a paisagem e o lugar. Avaliar os conceitos de território, paisagem e lugar e sua contribuição para a abordagem da geografia do turismo.

 

TURISMO E APRECIAÇÃO ESTÉTICA

Ementa: Introdução ao estudo da arte: conceituação, papel do artista, papel do espectador; relações entre arte, apreciação estética e turismo; ética, estética e turismo; expressões artísticas internacionais e nacionais, dos primórdios da humanidade até a atualidade e suas relações com o turismo.

 

POLITICAS DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL E TURISMO

Ementa: Conceito de planejamento e suas diferentes vertentes; a relação estado – planejamento – território, em suas diferentes escalas; a legislação brasileira sobre o ordenamento territorial; os diferentes critérios de zoneamento econômico-ecológico no uso do território; estudos de caso.

 

GESTÃO DE QUALIDADE, EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS TURÍSTICOS

Ementa: Gestão de qualidade em serviços e produtos. Fundamentos e conceitos da qualidade. Gestão de qualidade: sistema e ferramentas de finalidade. Qualidade de serviços: atributos e dimensões. Controle e certificação de qualidade. Estratégias de serviço, desempenho dos setores e viabilidade econômica. Organização, controle e aplicação de indicadores de desempenho. A terceirização de serviços. Teorias do lazer, recreação e tempo livre e as implicações no Turismo. Aspectos bio-sócio-culturais das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento humano. Atuação e organização dos serviços e equipamentos turísticos de lazer: definições, classificações e funções.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.