PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM ESTUDOS TEOLÓGICOS: TEOLOGIA BÍBLICA



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Fundamentos Epistemológicos da Teologia 20h
Políticas Educacionais e Formação Docente 20h
Hermenêutica Bíblica 30h
Ética e Relacionamentos Interpessoais 20h

NÚCLEO 2 – ESTUDOS TEOLÓGICOS: TEOLOGIA BÍBLICA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Tópicos do NT: Evangelhos Sinópticos e as Cartas Paulinas 40h
Tópicos do AT I: Profetismo 40h
Tópicos do AT II: Livros Históricos 40h
Metodologia de Análise de um Texto Bíblico Narrativo 40h
Noções Gerais de Grego Bíblico e Hebraico 40h
Metodologia de Análise de um Texto Bíblico Discursivo 40h
A Terra da Bíblia: Elementos Geográficos e Arqueológicos 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA TEOLOGIA

Ementa: O Campo de Atuação e o Saber Teológico.  Identidade, missão e postura do teólogo.  As ferramentas do pensar teológico: fé e razão.  A relação dialógica homem-Deus: teísmo, ateísmo e agnosticismo.  Aconselhamento teológico.

 

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Gestão e Formação Docente. Políticas e Formação de Professores para Educação Básica. Políticas, Formação de Professores e Modalidades da Educação.

 

HERMENÊUTICA BÍBLICA

Ementa: Necessidade, propósito e regras práticas. Estudo etimológico, gramatical e contextual.  Estudo de gêneros literários, figuras de linguagem e principais tipos de interpretação: histórica, tipológica, profética e de parábolas. A Hermenêutica como ciência da interpretação, do dizer, do conhecimento e da linguagem. Círculo hermenêutico. As diferentes leituras e a questão de método. Introdução ao panorama da discussão da interpretação bíblica. Os principais biblistas da atualidade.  As chaves hermenêutico-compreensivas para a tarefa bíblico-teológica.

 

ÉTICA E RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

Ementa: Conceitos de ética e relacionamento interpessoal; Comunicação Verbal e Não verbal; Estilos de Comunicação; Sabendo Lidar com as Diferenças; Linguagem corporal; Feedback; Inteligência Emocional aplicada aos Relacionamentos; Trabalhando em Equipe; Competição e Cooperação; Networking; O Bom Relacionamento Humano como Diferencial Competitivo; O Processo de Integração Humana – A sintonia positiva e a sintonia negativa; Desenvolvendo Habilidades Fundamentais para um RelacionamentoEficaz;

 

TÓPICOS DO NT: EVANGELHOS SINÓPTICOS E AS CARTAS PAULINAS

Ementa: Introdução à origem, natureza e finalidade dos Evangelhos Sinóticos. Análise etimológica da palavra “evangelho” e “sinótico” Os evangelhos” enquanto gênero literário, suas características e finalidades. Introdução geral a cada um dos quatro Evangelhos e uma reconstituição geral da vida, realizações e ensinos de Jesus Cristo procurando apresentar a pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em cada evangelho. Situação: ambiente sócio-histórico-político e religioso do século I dC. Localização histórica, cultural e religiosa do apóstolo Paulo. Escritos: estilos e formas das escrituras no mundo greco-romano. Introdução a cada uma das cartas paulinas. Exegese de textos seletos. Estudo dos principais temas da teologia paulina.

 

TÓPICOS DO AT I: PROFETISMO

Ementa: Visão geral do profetismo. Autoria, datação, estrutura, perspectiva, gênero literário e teologia dos livros proféticos. Crise do profetismo. O fenômeno profético de Israel a partir dos chamados profetas menores, suas estruturas e as constituições dos textos proféticos a partir das suas personagens principais e dos contextos religioso, histórico e social dos livros.

 

TÓPICOS DO AT II: LIVROS HISTÓRICOS

Ementa: Reflexões acerca dos LIVROS HISTÓRICOS da Bíblia Sagrada começando pelo o livro de Josué indo até o livro de Ester. Através da narrativa bíblica os alunos conhecerão a história de Israel no Antigo Testamento, o conteúdo desses livros, de seus personagens principais e dos contextos espiritual, religioso, histórico e social.

 

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE UM TEXTO BÍBLICO NARRATIVO

Ementa: Conceito de textos Narrativos. Aplicação de métodos de análise narrativo ao texto bíblico. Organização dos componentes narrativos. Narração: fatos, ações, diálogos, informações, caracterizações, conflitos. O narrador. Métodos para a análise de uma narrativa: o estruturalismo, a crítica retórica, a estética da recepção e a crítica narrativa.

 

NOÇÕES GERAIS DE GREGO BÍBLICO E HEBRAICO

Ementa: GREGO - Estudo sistemático da língua grega a partir de seu surgimento, desenvolvimento histórico e sua expansão através da helenização. Introdução ao grego Koiné usado no Novo Testamento. Fornecimento de noções básicas no campo da estrutura gramatical, da fonética, da morfologia e da sintaxe grega. HEBRAICO - O curso tem por objetivo introduzir o aluno às noções básicas da gramática da língua hebraica, com fins ao subsídio para a tradução do texto bíblico. Prende-se ao conteúdo programático da FAEPI e não tem por objetivo a alfabetização. Não se trata de um curso de língua hebraica, mas de um curso introdutório ao hebraico bíblico necessário à tradução das Escrituras. Tem por objetivo colocar o aluno em contato com as noções básicas da língua hebraica, apresentando a estrutura morfológica da língua, à exceção dos verbos. Serão estudadas as seguintes noções: alfabeto (consoantes e vogais; sinais diacríticos; artigos, preposições; advérbios; substantivos; artigos; numerais; conjunções; pronomes; orações interrogativas e superlativo.

 

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE UM TEXTO BÍBLICO DISCURSIVO

Ementa: Conceito de textos Dissertativos. Aplicação de métodos de análise dissertativo ao texto bíblico. Organização dos componentes dissertativo. Métodos para a análise de texto dissertativo. Ideologia. Sujeito. Argumentação.

 

A TERRA DA BÍBLIA: ELEMENTOS GEOGRÁFICOS E ARQUEOLÓGICOS

Ementa: Os princípios do método geográfico e arqueológicos; Divisão da Geografia exposta na Bíblia tanto no Antigo como no Novo Testamento; O antigo mundo da Bíblia; As terras bíblicas.; O clima da Palestina; Países limítrofes com a Palestina; As montanhas e as planícies da Palestina. As mais importantes terras e cidades da Bíblia. A Palestina. Usos e costumes da cultura Bíblica, a arqueologia para a compreensão escriturística. Os ressentes achados de elementos bíblicos arqueológicos.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.