PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM ESTUDOS TEOLÓGICOS - TEOLOGIA SISTEMÁTICA



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Fundamentos Epistemológicos da Teologia 30h
Hermenêutica Bíblica 30h
Ética e Relacionamentos Interpessoais 30h

NÚCLEO 2 – ESTUDOS TEOLÓGICOS: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Pneumatologia 40h
Revelação e Epistemologia Teológica 40h
Antropologia Teológica 40h
Temas em Escatologia 40h
Seminário em Cristologia 40h
Seminário em Soteriologia 40h
Deus, Teologia e Filosofia 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA TEOLOGIA

Ementa: O Campo de Atuação e o Saber Teológico.  Identidade, missão e postura do teólogo.  As ferramentas do pensar teológico: fé e razão.  A relação dialógica homem-Deus: teísmo, ateísmo e agnosticismo.  Aconselhamento teológico.

 

HERMENÊUTICA BÍBLICA

Ementa: Necessidade, propósito e regras práticas. Estudo etimológico, gramatical e contextual.  Estudo de gêneros literários, figuras de linguagem e principais tipos de interpretação: histórica, tipológica, profética e de parábolas. A Hermenêutica como ciência da interpretação, do dizer, do conhecimento e da linguagem. Círculo hermenêutico. As diferentes leituras e a questão de método. Introdução ao panorama da discussão da interpretação bíblica. Os principais biblistas da atualidade.  As chaves hermenêutico-compreensivas para a tarefa bíblico-teológica.

 

ÉTICA E RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

Ementa: Conceitos de ética e relacionamento interpessoal; Comunicação Verbal e Não verbal; Estilos de Comunicação; Sabendo Lidar com as Diferenças; Linguagem corporal; Feedback; Inteligência Emocional aplicada aos Relacionamentos; Trabalhando em Equipe; Competição e Cooperação; Networking; O Bom Relacionamento Humano como Diferencial Competitivo; O Processo de Integração Humana – A sintonia positiva e a sintonia negativa; Desenvolvendo Habilidades Fundamentais para um RelacionamentoEficaz;

 

PNEUMATOLOGIA

Ementa: Estudo do Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Trindade abordando sua relação com Jesus Cristo, o Filho, Deus, o Pai, e sua relação com o ser humano, sob a perspectiva da criação, redenção e transformação da humanidade através do exercício da fé.

 

REVELAÇÃO E EPISTEMOLOGIA TEOLÓGICA

Ementa: A reflexão cristã sobre o mistério de Deus: partir da Revelação. Características da Revelação. Tipos de Revelações. O pensamento e o discurso sobre Deus em uma era secular e plural. O Deus da Bíblia: henoteísmo, monolatria, monoteísmo; Deus no Novo Testamento: Jesus de Nazaré e a experiência do Espírito Santo. A fé trinitária: os Concílios e os símbolos da fé. A fé trinitária hoje: questões abertas e provocações da fé. Identidade e Fundamentos da teologia. Processos de elaboração. Linguagem, epistemologia, metodologia em teologia. Articulações e relações interdisciplinares. Pluralismo teológico e identidade cristã da teologia.

 

ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

Ementa: A doutrina da criação. A doutrina teológica sobre o homem. A doutrina sobre o pecado original. Compreensão, à luz da fé, do mundo como criação de Deus e do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, como criatura que ocupa o lugar privilegiado de interlocutor entre o Criador e a obra criada. Explicitação do horizonte do projeto salvífico divino, com centralidade na pessoa de Jesus Cristo: o ser humano como parte desse projeto, sua resposta ao apelo divino, desde a revelação bíblica até a consumação quando de sua participação plena na vida divina.

 

TEMAS EM ESCATOLOGIA

A Escatologia enquanto Esperança. Os fundamentos bíblicos e teológicos da Escatologia. A Escatologia do mundo (Coletiva) e a Escatologia da pessoa (Individual). Questões atuais da Escatologia.

 

SEMINÁRIO EM CRISTOLOGIA

O seminário em Cristologia se destina a oferecer aos alunos/as um espaço de orientação sistemático na estruturação de seus projetos de pesquisa visando à elaboração de suas pesquisas em Cristologia. A conta da diversidade de temas substantivos, o acompanhamento das atividades de pesquisa será constituído de uma agenda de avaliação dessas propostas e, da exposição oral das mesmas, pelos/as acadêmicos. Serão verificados os requisitos básicos a definir: delineamento da questão-problema; definição do objeto a ser investigado; avaliação bibliográfica pertinente e relevante com possibilidade de novas propostas; avaliação da adequação entre o problema e a metodologia a ser empregada; viabilidade da pesquisa, meios e fontes a utilizar. A avaliação e orientação substantivas finais serão de competência dos orientador

 

SEMINÁRIO EM SOTERIOLOGIA

O seminário em Soteriologia se destina a oferecer aos alunos/as um espaço de orientação sistemático na estruturação de seus projetos de pesquisa visando à elaboração de suas pesquisas em Soteriologia. A conta da diversidade de temas substantivos, o acompanhamento das atividades de pesquisa será constituído de uma agenda de avaliação dessas propostas e, da exposição oral das mesmas, pelos/as acadêmicos. Serão verificados os requisitos básicos a definir: delineamento da questão-problema; definição do objeto a ser investigado; avaliação bibliográfica pertinente e relevante com possibilidade de novas propostas; avaliação da adequação entre o problema e a metodologia a ser empregada; viabilidade da pesquisa, meios e fontes a utilizar. A avaliação e orientação substantivas finais serão de competência dos orientadores.

 

DEUS, TEOLOGIA E FILOSOFIA

Refletir sobre a DOUTRINA DE DEUS acerca da pessoa e obras de DEUS, incluindo sua existência e conhecimento, seus nomes, ser e atributos de DEUS. Compreender acerca a doutrina da Trindade, o eterno propósito de Deus e as obras da criação do mundo invisível, do mundo visível e da providência divina sobre a criação. A disciplina visa estabelecer, histórica e sistematicamente, as bases dos diálogos e/ou disputas entre filosofia e teologia. A abordagem concentra-se, no geral, na análise hermenêutica dos vários autores e sistemas em diálogo ou disputa. Objeto da análise serão textos de filósofos, de um lado, e de teólogos cristãos, de outro. Principais escolas filosóficas e seus expoentes; Conceito de Filosofia; Filosofia e conhecimento; Filosofia e Teologia; Importância e significado da Filosofia para compreensão do homem e da sociedade.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos al