PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E LINGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 30h
Fundamentos Psicológicos da Educação 20h

NÚCLEO 2 – ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E LINGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Fundamentos neuropsicológicos do aprendizado de línguas estrangeiras (inglês) 40h
Métodos e técnicas de ensino de línguas estrangeiras (inglês) 40h
Metodologia do ensino da língua portuguesa 40h
Leitura e produção de textos: gêneros textuais 40h
Ortografia e pronúncia da língua inglesa 40h
Morfossintaxe da língua inglesa 40h
Ensino e aprendizagem da língua materna 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia  e suas  aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores

 

FUNDAMENTOS NEUROPSICOLÓGICOS DO APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)

O processo neuropsicológico da aprendizagem e seus fatores facilitadores e inibidores. O desenvolvimento neuropsicológico da criança e os momentos críticos para o aprendizado da língua materna e de línguas estrangeiras. Otimização cerebral para o domínio de línguas estrangeiras. A teoria das inteligências múltiplas.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)

Ementa: Diferenciação de conceitos: princípios, métodos e técnicas de ensino; Panorama dos principais métodos de ensino de línguas estrangeiras; Apresentação e análise de técnicas de ensino; Análise de materiais; Delineando o perfil dos alunos; Definindo os objetivos de ensino; Estratégias de motivação; Planejamento do ensino; Aplicação prática dos princípios metodológicos e suas técnicas. Parâmetros Curriculares Nacionais. Didática da Língua inglesa. O método da gramática e tradução (AGT). O método direto (AD). O método da leitura (AL). O método audiolingual (AAL). O método natural. O método funcional.

 

METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: A construção da linguagem. Convivendo com a variação linguística em sala de aula. Leitura e escrita: em busca de novas práticas. Colocando em prática a habilidade de leitura e escrita no contexto da sala de aula. Interação: educador, aluno, escola, sociedade.

 

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: GÊNEROS TEXTUAIS

Ementa: Elementos envolvidos na leitura. Orientação argumentativa. Conceitos e funcionalidade dos gêneros textuais.

 

ORTOGRAFIA E PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA

Ementa: O Alfabeto Fonético (Phonetic Alphabet). Os Sons Da Letra I. Os Sons Da Letra E. Os Sons Da Letra O. Os Sons Da Letra U. Os Sons Da Letra A. Distinção Entre Sons. Letras Silenciosas (Silent Letters). Homônimos (Homonyms). Falsos Cognatos (False Cognates). Sufixos (Sufixes). Prefixos (Prefixes). Palavras Com Hífen (Hyphens). Letras Maiúsculas (Capital

Letters). Phrasal Verbs.

 

MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA INGLESA

Ementa: Substantivos (Nouns). Determinantes (Determiners). Adjetivos (Adjectives). Pronomes (Pronouns). Advérbios (Adverbs). Preposições (Prepositions). Tempos De Verbos (VerbsTenses).

 

ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA

O português do Brasil: historia externa e historia interna. indianismos e africanismos. influencias estrangeiras no português contemporâneo. o português do Brasil dentro do mundo expressão portuguesa. situação dialetal do Brasil contemporâneo: tendências unificadoras e diversificadoras. usos literários.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.