PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia Aplicada NÚCLEO 2 – ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA 20h

NÚCLEO 2 – ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Didática e Avaliação em Matemática 50h
Didática e Avaliação em Física 50h
O Currículo da Física 50h
O Currículo da Matemática 50h
Recursos Didáticos no Ensino de Física e Matemática 40h
Tendências no Ensino de Física e Matemática 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

METODOLOGIA APLICADA

Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.

 

DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA

Ementa: Estudos de modelos e teorias para análise dos fenômenos de ensino e aprendizagem da Matemática em um ambiente didático. Investigação dos fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem Matemática e o estudo de condições que favorecem a sua aquisição pelos alunos. Planejamento e avaliação no ensino da Matemática. Matemática e as práticas de ensino; Pesquisas contextualizadas; Planejamento didático para a Matemática; Modalidades de avaliação.

 

DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA

Ementa:  Física, métodos, metodologia. As orientações dos pcn. A modelagem como metodologia. O laboratório didático. Os mapas conceituais. A simulação via computador. A formação do professor para ter sucesso no ensino de física. Avaliação no ensino da física. Modalidades de avaliação.

 

O CURRÍCULO DA FÍSICA

Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Física no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

 

O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA

Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

 

RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

Ementa: Recursos didáticos, Ensino criativo.Jornais, revistas, jogos, literatura, artes plásticas, DVD, computador, são recursos didáticos que podem ser aplicados na educação de qualquer conteúdo matemático, por exemplo, nos jornais ou revistas podemos retirar notícias que fazem relações com conteúdos matemáticos, propondo aos alunos produção de situações problemas com base na notícia escolhida. Encontramos nas artes plásticas quadros e figuras com desenhos de formas geométricas, na literatura encontramos obras como a de Malba Tahan e a Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato, que trabalham de uma forma divertida conteúdos matemáticos, também existem vários jogos aplicados ao conteúdo matemático, como batalha naval, bingo da multiplicação e etc. Em locadoras pedagógicas encontramos filmes, desenhos que simplificam conteúdos matemáticos. 

 

TENDÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

Ementa: Tendências em Educação Matemática e Física. Estudo dos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Transversalidade no ensino de matemática e da Física. Didática da resolução de problemas. Avaliações de competências e habilidades. Jogos no ensino da matemática e da Física. As linhas e tendências atuais da pesquisa em ensino de ciências e suas metodologias.

 

TÓPICOS ESPECIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Ementa: A presente disciplina visa desenvolver, entre os professores, o aperfeiçoamento de metodologias interdisciplinares do ensino de Matemática no âmbito do ensino de Ciências. Para isso, focará seu programa de estudos na reflexão da evolução histórica do ensino de Matemática, no processo de modelagem matemática, na resolução de problemas e nos temas geradores de matemática no nosso dia a dia.

 

TÓPICOS ESPECIAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Ementa: O aprofundamento de alguns conceitos ou temas centrais da física, que possam proporcionar uma situação que envolva claramente um trabalho interdisciplinar.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.