PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia Aplicada 20h

NÚCLEO 2 – EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Criança e Adolescente em Situação de Vulnerabilidade Social 40h
O professor e a formação para a diversidade e inclusão 40h
Diversidade, conflitos sociais e direitos humanos 40h
Politicas Públicas para a Diversidade 40h
Currículo, Desenvolvimento Humano, Conhecimento e Cultura 40h
Políticas Setoriais: Mulher, Negro, Indígena, Idoso 40h
Educação Especial e os Diferentes tipos de Necessidades Especiais 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

METODOLOGIA APLICADA

Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.

 

CRIANÇA E ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Criança e adolescente. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. ECA e o sistema de proteção. Atendimento socioeducativo de crianças e adolescentes. Convivência familiar e comunitária.

 

O PROFESSOR E A FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Ementa: Aspectos históricos, políticos e sociais da formação docente. Diversidade sociocultural e implicações no processo de formação e prática docente. Práticas educativas, diversidade e inclusão social. Culturas, currículos e formação.Problema Da Diversidade. Cultura E Diversidade. Trabalhando Com Os Temas Transversais.

 

DIVERSIDADE, CONFLITOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS

Ementa: A disciplina aborda os processos sociais e culturais de produção da identidade e da diferença e as disputas por representação no Brasil contemporâneo, centrando-se nos estudos sobre direitos humanos e os cruzamentos com os

seguintes temas: violência, desigualdade e exclusão social; pobreza, periferia e criminalização; raça e etnia; sexualidade, gênero e classe social. Geração de Conflitos e Relações de Poder. História dos Direitos Humanos e Instrumentos de sua Garantia;

 

POLITICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE

Ementa:  Conceito de Alteridade e a relação com a diversidade. A diversidade na legislação educacional. A inclusão na educação. Políticas Públicas na Educação no Campo, na educação em Tempo Integral, na educação Indígena e na educação de Pessoas Portadoras de Necessidades educacionais. Projeto Político? Pedagógico com vistas à diversidade.

 

CURRÍCULO, DESENVOLVIMENTO HUMANO, CONHECIMENTO E CULTURA.

currículo, sua origem, desenvolvimento, tendências e propostas, e apresenta as práticas pedagógicas decorrentes dos diferentes modelos curriculares. Analisa os fundamentos da proposta curricular nacional. Currículo e cultura como práticas de significação das relações sociais e de construção de sujeitos. Relações entre currículo e projeto político-pedagógico. Princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento humano. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases de maturação do indivíduo. Estudo da curva de crescimento físico e da seqüência de desenvolvimento motor.

 

POLÍTICAS SETORIAIS: MULHER, NEGRO, INDÍGENA, IDOSO

Ementa:  A mulher na contemporaneidade. O negro na sociedade brasileira. A questão indígena no cenário brasileiro. O processo de envelhecimento da população brasileira e os direitos da pessoa idosa.

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS DIFERENTES TIPOS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Ementa:  Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos