PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 20h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 20h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia Aplicada 20h

NÚCLEO 2 – EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Currículo, Organização e Avaliação do Trabalho Pedagógico em Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental 40h
Gestão da Educação Infantil e Anos Iniciais 40h
O Ensino de Arte e Educação Física 40h
O Ensino de História e de Geografia 40h
Arte, Linguagem e Ludicidade na Infância 40h
O Ensino de Língua Portuguesa: alfabetização e letramento 40h
O Ensino de Matemática e de Ciências Naturais 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

METODOLOGIA APLICADA

Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.

 

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Ementa: A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.

 

CURRÍCULO, ORGANIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa: O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Articulação entre multicuturalismo, políticas culturais e currículo. Organização do espaço, adequação dos espaços internos, os espaços externos, Compreender a importância do registro para a elaboração da documentação pedagógica. Trabalhar as concepções frente aos aspectos do ensinar aprender, do planejamento, dos movimentos curriculares, da interdisciplinaridade e da avaliação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentos da avaliação escolar relações conceituais entre medida e avaliação.

 

GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Ementa: Conceitos de Gestão da Educação Infantil e Anos iniciais. Aspectos históricos da administração da educação. Políticas e Gestão da Educação. Gestão democrática da educação. Características do modo de produção da escola. Condições objetivas em que se realiza o trabalho e suas implicações pedagógicas.

 

O ENSINO DE ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA

Ementa: Tendências no Ensino de Arte. As Linguagens da Arte.– A Arte e o Desenvolvimento da Criança.– Aprender e Ensinar Arte na Educação Infantil.– Aprender e Ensinar Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.– O Papel do Professor e a Prática Pedagógica no Ensino de Arte. –Tendências no Ensino da Educação Física: do Adestramento Motor à Cultura Corporal. A Educação Física e o Desenvolvimento da Criança. A Educação Física e a Criança com Necessidades Educacionais Especiais. A Educação Física na Educação Infantil: Contribuições do RCNEI. A Educação Física no Ensino Fundamental: Contribuições dos PCNs. Os Recursos Didático-Pedagógicos e a Prática Educativa.

 

O ENSINO DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA

Ementa: Epistemologia da História e Geografia. História e Geografia como conhecimento empírico, científico e escolar. A introdução do conhecimento histórico e geográfico no ensino formal. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da História e Geografia. Diretrizes Curriculares de História e Geografia. Princípios e práticas do ensino da História e Geografia. Materiais e Métodos do ensino da História e Geografia

 

ARTE, LINGUAGEM E LUDICIDADE NA INFÂNCIA

Ementa: A arte como manifestação dos desejos e necessidades infantis. O processo de representação cognitiva e o papel mediador da arte. A criança e a música. A criança e as artes visuais: a dramatização, o desenho como forma de representação da subjetividade infantil. Infância e imaginação criadora. Linguagem visual: cores, formas, texturas. Leitura de imagens. As múltiplas linguagens das crianças; as culturas infantis; a pedagogia da escuta; a imaginação, a memória, o desenvolvimento e a aprendizagem no ato do brincar; as produções simbólicas das crianças; a criança como sujeito ativo e participativo na construção da aprendizagem através do lúdico; a ludicidade e a formação de professores.

 

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Ementa: Alfabetização, letramento e letramento escolar. A leitura como prática social e a leitura que se pratica na escola. Políticas educacionais de formação do professor de língua materna. Análise de textos didáticos para formação continuada de professores de português. O lugar do professor leitor nesses textos.

 

O ENSINO DE MATEMÁTICA E DE CIÊNCIAS NATURAIS

Ementa: A presente disciplina visa desenvolver, entre os professores, o aperfeiçoamento de metodologias interdisciplinares do ensino de Matemática no âmbito do ensino de Ciências. Para isso, focará seu programa de estudos na reflexão da evolução histórica do ensino de Matemática, no processo de modelagem matemática, na resolução de problemas e nos temas geradores de matemática no nosso dia a dia. Compreensão dos contextos culturais, das teorias da aprendizagem e das concepções pedagógicas associadas. Estudo dos diferentes tipos de inteligência e das motivações, da relação professor-aluno-conhecimento nos mecanismos envolvidos na aprendizagem: cognitivos, afetivos-emocionais, sociais e culturais.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.