|
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Política e legislação Educacional Brasileira | 30h |
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas | 30h |
Educação Inclusiva | 30h |
Metodologia Aplicada | 30h |
|
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
A ação Docente e as Novas Tecnologias | 40h |
Retórica e Oratória: Falar Bem e Persuadir | 40h |
Negociação e Gestão de Conflitos | 40h |
Metodologia Psicodramática em Sala de Aula | 40h |
Coaching Educacional | 40h |
Coaching Discente | 50h |
|
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40h |
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC | 40h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 450h |
Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.
Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.
Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.
Ementa: A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.
Ementa: A disciplina procura analisar a ação docente vivenciada e reflexiva a partir de diferentes pressupostos teóricos-metodológicos e enquanto prática social, e seus compromissos e rupturas. As diferentes concepções de educação na prática escolar: a construção/reconstrução do conhecimento. A organização, configuração e avaliação do trabalho docente. O processo ensino–aprendizagem contextualizado - propostas. Desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre os efeitos da adoção da tecnologia no ambiente educacional e analisar problemas de mediação com uso do ferramental tecnológico disponível na sociedade da informação e da comunicação.
Ementa: Introdução à oratória: conceito. A importância da comunicação nas relações humanas. Comunicação assertiva. Elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal e feedback. Comunicação verbal e não verbal. Linguagem não verbal: entendendo como nosso corpo fala. Vencendo a insegurança: entendendo como a psicologia positiva e a inteligência emocional podem ajudar nesta conquista. Técnicas de oratória: Postura; Gesticulação e mãos; Dicção; Entonação; Ênfase; Exercícios de aquecimento e destrava língua. Estruturação de conteúdo e gestão do tempo. Leitura Interpretativa.
Ementa: Tipos de Conflitos (Conflitos interindividuais, Conflitos intergrupais, Conflitos interdepartamentais; Conflitos interorganizacionais, Conflitos capital-trabalho); Conflitos políticos e grupos de interesses; Técnicas de administração de conflitos; Negociação; Negociação entre organizações; Estratégias e objetivos; Sindicalismo e negociação; Negociação e Relações Econômicas; Negociação em Reuniões de Negócios; O Processo de Mediação.
Ementa: Conceito: Metodologia Psicodramática. Abordagem da dinâmica de grupo interativa a uma filosofia da criatividade/espontaneidade, tendo como referencial teórico a Sociometria, que é a ciência das relações interpessoais.
Psicodrama e o trabalho com grupos. Técnicas de ação em Psicodrama na sala de aula. As aplicações de suas técnicas (jogos dramáticos, inversão de papéis, dramatização, role-playing entre outras). Amplo leque de aplicação o uso de vivências dirigidas para aquecimento de grupo, treinamento de habilidades, exploração de um assunto, enfrentamento de conflitos, melhoria das relações sociais/profissionais, estudo diagnóstico e terapêutico de grupos e tantas outras finalidades. Todas as técnicas propõem-se a objetivos como compreensão da dinâmica e patologia grupal, a explicitação da rede afetivo-emocional e as necessidades e possibilidades de mudança. A metodologia psicodramática no desenvolvimento de potenciais na escola. Psicodrama Pedagógico. Metodologia Psicodramática no plano pedagógico. Os benefícios terapêuticos ao grupo.
Ementa: O Coaching Educacional visa atender as demandas do ambiente educacional como, promover o desenvolvimento de professores e gestores, prever situações, solucionar problemas, alinhar valores, realizar ações assertivas e promover projetos, além de motivar alunos e potencializar professores, alcançando assim, uma educação de qualidade. Humanização na Gestão do processo de Ensino e Aprendizagem. Desenvolvimento de Alta Performance da Equipe Pedagógica. Capacitação de gestores à fidelização dos clientes. Formação de Mediadores de Conflitos no ambiente escolar. Desenvolvimento de novas habilidades para o processo de gestão
Ementa: Coaching discente trabalho desenvolvido com os alunos. Professor, coach do aluno. Trabalho de orientação vocacional, a autoconsciência com uma tomada de decisões. Administração do tempo. Relacionamento. Foco e concentração. Método especializado em assessorar alunos na busca de melhor desempenho, maior satisfação e maior compreensão de si mesmo no papel de aluno. Consciência de suas capacidades, competências e talentos, sobre seus padrões de comportamentos e sobre sua missão de vida.
Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American Psycological Association – APA).
Ementa: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.