PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA



NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Política e legislação Educacional Brasileira 30h
Avaliação da Aprendizagem: Contexto, História e Perspectivas 30h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia Aplicada 30h

NÚCLEO 2 – DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Educação Física: Conteúdos e Métodos 50h
Docência em Ciências da Saúde e do Esporte 40h
Práticas Pedagógicas da Educação Física 40h
O Exercício do Magistério - metodologias didático-pedagógicas 40h
Planejamento Pedagógico e Avaliação do Aprendizado 40h
Práticas Pedagógicas e Tecnologias na Educação 40h

NÚCLEO COMUM – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica 40h
Prática de Pesquisa: Orientação de TCC 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 450h

EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa: Política e legislação educacional brasileira; análise contextualizada da atual legislação, da política educacional e dos problemas decorrentes da sua implantação. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTEXTO, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

Ementa: História da avaliação da aprendizagem. Currículo, avaliação, aprendizagem, desafios e perspectivas. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. Avaliação e responsabilidade social.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ementa: Educação Inclusiva: conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre a deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva. A família e a pessoa com necessidades especiais. A auto-estima da pessoa com deficiência. A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Deficiente auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU); Altas Habilidades. Profissionalização da pessoa deficiente no mercado de trabalho.

 

METODOLOGIA APLICADA

Ementa: O conhecimento científico e o seu papel na sociedade; o panorama da pesquisa científica brasileira; o problema científico e a relevância da pesquisa; utilizando as informações disponíveis: revisão teórica, análise de textos e as boas práticas científicas; principais métodos e técnicas de pesquisa (quanto aos fins, aos tipos, os meios de coleta e aos métodos de análise); a difusão do conhecimento científico: o produto da pesquisa e sua divulgação.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTEÚDOS E MÉTODOS

Ementa: Escola e Educação Física; Objetivos, Conteúdo e Método de Ensino; PCNS e a História da Educação Física na Escola Brasileira; Educação Física Segundo os PCNS.

 

DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Ementa: Parte do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, estimulando o estudante de Pós-graduação a analisar, de forma sistemática, os elementos do processo ensino e aprendizagem, conhecer e elaborar instrumentos de fins e meios visando a coerência entre as propostas teóricas e a sua realização. Auxilia na implementação de metodologia interdisciplinar associado a metodologia de aprendizado baseado em problemas. Elementos teóricos para uma Didática do esporte: a formação crítica de professores universitários. A organização do trabalho pedagógico e a questão metodológica no ensino de Ciências esportivas. O planejamento como instrumento teórico-metodológico para a prática pedagógica: dimensões e etapas. A programação da ação docente: dimensões e etapas da metodologia dialética de transmissão e apropriação do conhecimento. A unidade teoria e prática: Oficinas de Didática. Educação Física. Prática pedagógica.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Ementa: Educação Física Escolar; As Diretrizes Para O Processo Ensino- Aprendizagem Da Educação Física; Concepção Integral Do Corpo Na Docência Em Educação Física; Linguagem Através Das Práticas Corporais; Educação Física: Significados E Orientações Metodológicas; Orientações E Concepções Didáticas Para A Educação Física; O Papel Do Professor; Educação Física: Controle, Gestão E Manejo Das Práticas De Ensino; O Planejamento De Ensino Nas Aulas De Educação Física; A Avaliação E A Educação Física; O Que Avaliar Em Educação Física?; Objetivos Da Avaliação Em Educação Física; Agentes Da Avaliação Em Educação Física; O Tempo Da Avaliação Em Educação Física; Educação Física: Como Avaliar?; Conteúdos Curriculares Da Educação Física.

 

O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO - METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Ementa: Magistério no Brasil. O surgimento da atividade docente. A organização da categoria. O lugar social do professor. A carreira no sistema de ensino público e privado, o trabalho docente e o mercado de trabalho. Análise dos elementos necessários à organização do ensino, Planejamento, Plano de Aula; Fundamentação teórico-metodológica para a organização do trabalho docente; Tendências atuais do ensino de Educação Física; A Docência em Educação Física e a interdisciplinaridade; A utilização de diferentes fontes de informações e linguagens e a prática docente; Situações-problemas e a prática de ensino em Educação Física.

 

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO

Ementa:  Estudo teórico-prático sobre o planejamento pedagógico, sua relação com a organização do processo de trabalho em geral, sua natureza, categorias e especificidades. Planejamento Pedagógico e contextualização do trabalho pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem. A articulação entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico. Os ambientes educativos diferenciados. Estudo da avaliação como instrumento indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática. Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Estudo sobre a evolução da tecnologia e suas conseqüências para a vida do homem e as possibilidades e limites na educação. As mudanças no ensino brasileiro devido a presença da tecnologia da informação. Recursos pedagógicos e o ensino da comunicação e expressão, estudos sociais, matemática e das ciências naturais. A utilização do computador na educação. Estudo teórico-prático dos recursos computacionais aplicados na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros). Computador como recurso tecnológico no processo de ensino aprendizagem. Análise de experiências em curso. Educação à distância. Paradigmas científicos e sua influência na concepção de tecnologia aplicada à educação. O uso de recursos tecnológicos na educação como estratégias de intervenção e mediação nos processos de ensino e de aprendizagem. Potencialidades e limites do uso das TICs. Análise dos diferentes softwares na educação. O uso de diferentes espaços on line na educação, como possibilitadores da comunicação, interação e construção coletiva do conhecimento.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica. Aspectos gerais do conhecimento científico. Princípios básicos da Metodologia da Pesquisa e sua relação com a Produção Científica na área da Educação Especial. Pesquisas Primárias e Secundárias aplicadas às áreas das Ciências Humanas. Etapas para construção do texto científico. Aspectos gerais das normas para citações e referências (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Vancouver e American  Psycological Association – APA).

 

PRÁTICA DE PESQUISA: ORIENTAÇÃO DE TCC

Ementa:  Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para a construção da fundamentação teórica. Discutir os itens para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliar a interação entre alunos e orientadores. Debater o projeto dos temas das monografias propostos pelos alunos.